Como elaborar um CV quando se quer mudar de carreira
Sabemos uma coisa ou outra sobre como elaborar currículos.
E uma das coisas que sabemos é que pode ser difícil criar o CV perfeito.
Quando se trata de mudar de carreira, é ainda mais difícil.
Seja devido a um sonho de longa data, motivos logísticos ou instabilidade económica, a maioria de nós muda de carreira nalgum momento da vida. E, quando chega esse momento, vai precisar de um curriculum vitae que lhe dê a melhor oportunidade de conseguir esse tão ambicionado emprego. Por isso, aqui ficam algumas dicas para ajudar a escrever o currículo perfeito para a sua mudança de carreira.
Comece do início
Num novo início de carreira, faz sentido escrever um CV novo. É habitual que os candidatos ao emprego façam pequenos ajustes ao seu curriculum vitae de referência antes de se candidatarem a um novo cargo. No entanto, uma mudança de carreira pede uma reformulação completa. Encare-a como uma oportunidade de voltar a analisar as suas competências e experiência e de começar de novo.
As primeiras impressões são importantes... deixe uma positiva
Só tem uma oportunidade de criar uma excelente primeira impressão, por isso não a perca. Tire algum tempo para escrever uma carta de apresentação cativante e persuasiva a acompanhar o seu CV. Afinal, a carta de apresentação será a sua primeira oportunidade de impressionar os recrutadores.
Para si, pode ser óbvio o motivo pelo qual a sua experiência passada o torna um bom candidato para o novo cargo, mas não parta do princípio de que os recrutadores pensem da mesma forma. Vai estar a competir com candidatos com experiências mais relevantes, por isso esclareça porque é que as suas competências e a experiência que acumulou ao longo da carreira anterior o tornam perfeito para a nova.
Mencione a descrição do emprego na sua declaração pessoal
É importante incluír uma declaração pessoal no seu curriculum vitae de mudança de carreira. Aproveite-a para evidenciar a ligação entre a descrição do emprego e as suas experiências passadas. Inclua palavras-chave do anúncio de emprego e associa-as a competências relevantes ou à experiência acumulada em cargos anteriores.
Escolha um esquema diferente
Se a sua nova carreira é muito diferente da antiga, um CV com o tradicional formato cronológico pode não ser a melhor opção para si.
Em vez disso, use a primeira página do curriculum vitae para realçar metas de carreira e qualificações, criando depois categorias que demonstrem competências e uma experiência relevantes. Pode usar a segunda página para listar o seu histórico de trabalho por ordem cronológica.
Se quiser inspirar-se em diferentes esquemas, dê uma vista de olhos a estes exemplos de CV.
Exemplo de CV – Mudança de Carreira
Faça download deste exemplo de CV de Mudança de Carreira - A Margarida é educadora social há mais de 20 anos. Desde que terminou a sua licenciatura tem trabalhado no mesmo local, no entanto, decidiu fazer uma mudança na sua carreira. Após uma formação em Design Gráfico, a Margarida está à procura de trabalho nesta área.
Decida o que deixar de fora
Embora seja importante transmitir competências e méritos, não precisa de incluir tudo o que fez na carreira até à data. A relevância é o ponto-chave!
Concentre-se naquilo que mostra ser um bom candidato para as novas funções e explore-o ao máximo. Ao listar a sua cronologia de trabalho, inclua apenas as descrições de cargos com competências semelhantes ao novo. Não faça descrições extensas de funções absolutamente irrelevantes.
A experiência não relacionada com o trabalho também conta!
Uma vez que a sua experiência profissional pode não estar relacionada com a nova carreira, as atividades extracurriculares ganham maior peso.
Inclua todas as experiências de voluntariado, educação, formação ou estágios relevantes que tenha feito.
Elas demonstram não só as suas competências transversais, como também ilustram a sua paixão, dedicação e entusiasmo pela nova carreira.
Comprove o seu valor em números
Ao listar o que fez em cargos anteriores, inclua tópicos que mostrem como contribuiu para os resultados obtidos. Os números são um indicador claro dos seus contributos e méritos, seja qual for a área em que tenha trabalhado.
Os números são especialmente importantes num CV de mudança de carreira, pois permitem aos responsáveis de recrutamento identificarem-se com um histórico de trabalho com que não estão familiarizados e aferir o que tem para oferecer.
Procure convergências
Há determinadas competências e resultados que são semelhantes em diferentes setores da indústria e estruturas de gestão. Procure aspetos das suas funções anteriores que sejam significativos para o novo cargo.
Atividades como gestão de projetos, marketing em redes sociais e angariação de patrocínios são semelhantes, seja qual for a empresa ou organização em que trabalhe, por isso inclua-as no seu curriculum vitae.
Desvalorize as lacunas
Uma vez que pretende mudar de carreira, certamente terá lacunas a nível de habilitações, se vier de uma carreira muito diferente.
Não desanime.
Lembre-se de que muito poucos candidatos terão todas as qualificações pretendidas. A maioria dos empregadores prefere contratar alguém que corresponda a 80% dos critérios, mas que mostre um forte entusiasmo e motivação. Concentre-se em promover as suas competências e mais-valias, sem esquecer que o próprio desejo de mudar de carreira mostra confiança, paixão e motivação.