Como escrever um bom curriculum vitae na qualidade de professor? Conheça as nossas dicas e exemplos!

É um recém licenciado à procura de iniciar a sua carreira como docente? Talvez possa estar à procura de uma promoção ou a fazer uma mudança do setor privado para a educação. Se qualquer uma destas situações lhe soa familiar, comece a desenvolver um curriculum vitae de sucesso. Um currículo apelativo é uma forma segura de garantir que consegue passar pelas barreiras e obstáculos. Embora escrever um curriculum vitae não se trate de uma ciência espacial, criar um CV que lhe permita conquistar uma entrevista pode ser um desafio. Continue a ler o artigo para descobrir como escrever um curriculum vitae na qualidade de professor, qual o formato, a estrutura, e os atributos essenciais que deve mencionar.

Ser um professor pode ser uma profissão gratificante. Neste setor, tem a oportunidade única de influenciar a vida de alguém e de fazer sobressair o melhor que existe numa pessoa. O mundo do ensino, ainda assim pode ser altamente competitivo e, para conseguir um emprego, irá precisar de ter qualificações impressionantes e também alguma experiência. Um CV bem apresentado irá dar-lhe a oportunidade que merece. Aqueles que tenham menos experiência também podem conseguir obter uma entrevista no caso de o seu curriculum vitae ser impressionante. Mas, afinal, como pode fazer brilhar o seu CV como professor?

Crie o seu curriculum vitae

Conheça o seu público

Imagine por momentos que é o gestor de contratação ou o diretor da escola. Quais são as qualificações, os atributos e a experiência que acredita que estas pessoas irão procurar? A maioria delas irá, certamente, concentrar-se na sua experiência e metodologia de ensino. Eles não estão interessados em ver uma lista das suas funções anteriores. Em vez disso, é natural que se foquem nas suas conquistas e no valor que pode acrescentar para a escola.

Adapte o seu Curriculum Vitae ao trabalho

Toda a gente tem uma cópia do seu CV guardada algures. Portanto, com o prazo da candidatura a aproximar-se, é natural que se sinta tentado a enviar o currículo tal e qual como está. Pode argumentar que fez a atualização deste documento há pouco tempo. No entanto, mesmo assim deverá adaptar o conteúdo do curriculum vitae, de forma a adequá-lo ao trabalho que procura. Assegure-se de que a sua experiência e as suas características o tornam o candidato certo para aquele trabalho específico. Embora não tenha de escrever sempre o seu CV do zero, precisa sempre de destacar os atributos transferíveis que possam impressionar aquele empregador em particular.

Mantenha-se focado em ser o candidato perfeito

Ao anunciar uma vaga, um empregador tem em mente o candidato ideal no que diz respeito à sua experiência e à sua qualificação. As caraterísticas variam de um anúncio de emprego para outro. Portanto, se conseguir perceber alguns dos atributos que um empregador específico procura, irá ter melhores hipóteses de conseguir uma entrevista.

Utilize palavras-chave relevantes

O seu CV deve conter a terminologia educacional apropriada. Isto fará com que a sua experiência no setor se destaque. Além disso, no caso de se tratar de uma candidatura digital, as palavras-chave poderão fazer com que o seu CV passe pelos sistemas de localização de candidatos.

O que deve ser incluído no seu CV

Agora que tem a estrutura do esqueleto do currículo, é tempo de adicionar o conteúdo. O seu CV deve conter as seguintes secções:

  • Informações de contacto: no currículo deve escrever o seu nome oficial completo, sendo que todas as outras informações incluindo a sua idade, o seu estado civil ou a sua nacionalidade são opcionais. Deve também indicar um endereço físico, um endereço eletrónico pessoal, e um número de telefone.
  • Perfil do CV: o seu CV irá precisar de incluir uma breve declaração pessoal no topo. Este breve parágrafo assume-se como um resumo sobre quem é e quais são caraterísticas que possui e que são relevantes para o cargo. Pense nesta parte do currículo como um resumo da sua carta de apresentação em duas frases.
  • Qualificações educacionais: forneça um relatório completo, detalhado e preciso dos seus antecedentes de educação. Coloque em destaque os cursos, as conferências e os workshops de desenvolvimento profissional relevantes que possa tenha frequentado. Para além dos requisitos educacionais necessários de um professor, a sua participação em seminários e as aulas extra que tenha tido podem ser demonstrativas a sua paixão e empenho.
  • Experiência profissional: indique qual é a sua experiência profissional anterior e mostre a sua relevância para a posição que pretende no momento. Em vez de listar responsabilidades, que poderiam acabar por se tornar repetitivas, mantenha o foco em relatar as conquistas significativas. Inclua alguns detalhes sobre a sua metodologia de ensino e sobre a forma como lidou com os desafios do passado.
  • Competências: faça corresponder as suas qualificações ao posto de trabalho, incluindo características transferíveis. Use exemplos relevantes que exemplifiquem os atributos descritos. Deve concentrar-se nos seus pontos fortes, de forma a que o seu CV se destaque.
  • Interesses pessoais: embora seja opcional, também pode enumerar os seus hobbies e interesses pessoais: Isto irá ter especial importância no caso de estes serem relevantes para a profissão. As atividades como as explicações, o coaching, e os serviços públicos ou de voluntariado podem ser bons para impulsionar o seu CV. As atividades desportivas também são ótimas para mencionar, especialmente se tiver boas referências que o elogiem.
  • Referências: é provável que o seu novo empregador queira falar com alguém com quem já tenha trabalhado, de preferência se for alguém que o tenha visto ensinar. Esta referência pode ser o diretor da sua antiga escola ou um professor mentor, no caso de se tratar de um recém-graduado. É bom mencionar que tem "referências disponíveis a pedido" no final do seu curriculum vitae. Desta forma, terá o tempo e a oportunidade de notificar e de preparar o seu contacto para uma eventual chamada do seu potencial empregador.

Crie o seu curriculum vitae

Qual é a melhor estrutura de Curriculum Vitae para um professor?

Antes de começar a escrever o documento, tem de decidir como vai organizar o seu CV. Desta forma, o diretor pode facilmente seguir a informação que está a tentar transmitir. Os dois formatos populares de CV são os baseados em competências e os cronológicos invertidos. Ambos os modelos têm inúmeros benefícios. Assim sendo, afinal, qual deles deve ser escolhido? Bem, isto depende da preferência pessoal. No entanto, no caso de se ter formado recentemente e de ter uma experiência de trabalho reduzida, um CV baseado em competências é uma excelente opção. Um formato cronológico invertido é ideal para qualquer pessoa que tenha uma experiência de trabalho impressionante para apresentar.

Formato cronológico invertido

Neste formato de Curriculum Vitae, o candidato irá concentrar-se na sua experiência de trabalho anterior, começando por apresentar a mais recente. Também irá precisar de destacar os papéis e as conquistas que teve nos seus trabalhos anteriores. Para que o CV chame a atenção do recrutador, deve ser específico e destacar os resultados em vez das atividades inerentes aos cargos. Mencione os traços essenciais transferíveis ao longo do percurso. Para evitar a repetição das suas responsabilidades, pode mencionar os obstáculos que encontrou e a forma como os superou. Embora o formato cronológico seja simples e fácil de escrever, este pode realçar eventuais lacunas em termos de emprego.

CV baseado nas suas competências

Este tipo de curriculum vitae destaca as suas caraterísticas transferíveis. As suas realizações, a experiência e a educação são também brevemente mencionadas. Ao escrever o CV, escolha algumas aptidões e competências, concentrando-se nelas, e dê exemplos relevantes para cada uma das caraterísticas mencionadas. Estes exemplos podem ser dados a partir dos seus antecedentes educacionais, da experiência de trabalho passada, e de outras atividades realizadas. Com um Curriculum Vitae baseado nas suas competências, pode destacar a forma como é uma opção adequada para preencher a vaga à qual se candidata.

Competências essenciais a mencionar enquanto professor

  • Comunicação eficaz: Um professor precisa de ser um excelente comunicador. A capacidade de transmitir a mensagem ao aluno pode ser essencial quando se trata de dar explicações. O professor deve ser um especialista em variar o seu tom e cadência de voz e em manter a turma entusiasmada. As suas capacidades de comunicação devem também variar em função da idade dos seus alunos. Uma parte essencial da comunicação é também a linguagem corporal. Portanto, o tutor deve saber como manter uma linguagem corporal positiva.
  • Confiança: Para além da capacidade de articular a sua mensagem, o professor deverá ainda ter um bom domínio da temática em questão. Dessa forma, poderá transmitir a informação com confiança.
  • Capacidade de relacionamento interpessoal: As escolas e as instituições de ensino funcionam eficazmente em grupos. Por conseguinte, é necessário que um professor possa trabalhar com a sua equipa sem problemas.
  • Organização: Como professor, tem sessões para preparar, notas para atribuir e aulas que deve frequentar. O ensino pode ser esmagador se não conseguir organizar o seu tempo. Deve, por isso, seguir uma rotina para garantir que nenhum trabalho é deixado para trás.

Crie o seu curriculum vitae

Artigos relacionados

Mais de 112.872 utilizadores já criaram o seu CV

Com o CV maker, pode criar de forma rápida e fácil um CV profissional e distinto, em 15 minutos.

Crie o seu CV

Irá ter 65% mais probabilidade de obter emprego