Perfil profissional: melhores exemplos para o seu currículo

Um bom currículo implica que se atente ao conteúdo, para garantir uma apresentação válida e que crie, no potencial empregador, uma visão positiva sobre as competências e o valor da formação e experiência de cada um. Os perfis profissionais que integram o currículo são imensamente importantes para o efeito. Saiba mais sobre o currículo ideal e o papel do perfil para o mesmo.

Evidentemente, se não tiver as qualificações essenciais para conquistar o emprego ao qual se candidata, o perfil do seu currículo não irá impactar na decisão. Ainda assim, caso esteja a candidatar-se a um primeiro emprego ou se a decisão estiver pendente entre si e outro candidato com qualificações similares, este pode fazer toda a diferença e ser o aspeto que garante que é chamado para a entrevista. Leia o artigo que se segue para saber as melhores formas de criar um perfil profissional que o ajude a conquistar o emprego dos seus sonhos.

Crie o seu curriculum vitae

O que é um perfil pessoal?

Um perfil pessoal - ou perfil profissional - num curriculum vitae é, basicamente, uma declaração pessoal feita por si que visa transmitir ao leitor uma ideia sobre as suas características individuais e a sua personalidade. É neste perfil que, de uma forma resumida, pode sintetizar alguns dos aspectos da sua vida que podem ter impacto, demonstrando qualidades pessoais que podem motivar a contratação. Para além da componente profissional, este perfil deve abordar aspetos pessoais que, normalmente no contexto de uma entrevista, o entrevistador procura questionar para o conhecer melhor.

O perfil profissional é um espaço potencial para lhe dar a oportunidade de mostrar uma faceta sua que deixe o empregador com uma ideia positiva sobre a sua personalidade. Ao fazê-lo, no entanto, deve ter cuidado: demasiados elogios ou uma visão demasiado positiva, que pode parecer exagerada, podem transmitir a mensagem oposta, fazendo com que a mensagem pareça falsa ou que o seu perfil transmita arrogância e prepotência.

Como escrever um perfil pessoal criativo?

Um bom perfil pessoal – ou perfil profissional – tem de conter alguns elementos sobre si e deve ser criativo para se destacar entre os candidatos. Primeiramente, deverá incluir algumas informações relativas às suas caraterísticas pessoais que não se encontrem necessariamente no resto do seu currículo. Aqui, pode incluir, por exemplo, uma parte onde refira que é uma pessoa motivada e com uma boa capacidade de observação. Evidentemente, isto é algo que qualquer pessoa poderia dizer sobre si mesma e, assim, se usar este tipo de caraterística pessoal ou profissional, é bom que a reforce a mesma com um exemplo prático que a comprove. Para explicar: imagine que mencionou que é uma pessoa com uma grande facilidade em trabalhar em equipa. Neste caso, poderá acrescentar que foi um elemento importante para a equipa do clube desportivo local, pela facilidade de interação com os restantes elementos. Isto dará ao leitor a capacidade de perceber a análise pessoal que apresenta no seu perfil e irá, por isso, conferir-lhe maior validade.

O segundo elemento a colocar no perfil terá a ver com as suas competências. Embora algumas destas possam ser facilmente estabelecidas com base na sua formação e qualificações, outras podem ser mencionadas por si por não serem tão imediatas. Se é um bom comunicador, esta será uma informação válida e que deve constar no seu perfil, devendo – à imagem do que apresentou nos seus atributos pessoais - explicar através de exemplos práticos quais as razões que o fazem considerar que a sua capacidade de comunicação é tão positiva. Aqui, pode mencionar eventuais prémios ou menções honrosas que tenha recebido ou mesmo destacar elogios que lhe tenham sido feitos ao longo do percurso académico e profissional. Lembre-se de que a primeira impressão é muito importante.

Se estiver com dificuldade a escrever, divida o seu perfil pessoal em três partes. Concentre-se em:

  • Quem você é
  • O que você pode oferecer
  • Os objetivos da sua carreira.

Dicas para escrever um perfil profissional para o seu currículo

  1. Se não sabe como escrever sobre si próprio a partir do zero, então encontre abaixo os nossos exemplos de perfil profissional e use os mais relevantes como modelo.
  2. No final de ter escrito o seu perfil, leia-o em voz alto. A sonoridade é importante para perceber a leitura potencial feita pelo empregador e, assim, também a forma que este terá de encará-lo.
  3. Lembre-se de que é importante ser específico e exemplificar todas as caraterísticas que ali enuncia.
  4. Faça uma lista das coisas que quer mencionar para garantir que não se esquece de nenhuma. Aqui, poderá incluir diversos pontos:
  • Quem sou eu e do que estou à procura? 
  • Quais são as capacidades e qualidades que podem tornar-me bem sucedido neste trabalho?
  • Quais são as minhas ambições e a minha visão pessoal sobre o trabalho nesta área?

Os erros a evitar na escrita do perfil pessoal do curriculum vitae

  1. Escrever um perfil demasiado genérico, que possa ser igualado por qualquer um dos candidatos ao trabalho. Aqui, a palavra de ordem é “pessoal” e é para esta que deve dirigir-se no momento de escrever o perfil. O mais importante é expressar quais as caraterísticas que lhe conferem unicidade e que são intransmissíveis.
  2. Escrever com erros de gramática ou de ortografia é um dos piores erros que pode fazer. A inclusão deste tipo de erro em qualquer parte do currículo, incluindo o perfil, demonstra falta de brio, de cuidado, de atenção e de dedicação. Se isto não for fácil para si, então peça a um amigo para rever o seu texto.
  3. Escrever por pontos é um erro no perfil pessoal. Aqui, o ideal é escrever frases completas e com lógica. O uso de pontos nunca deve ser usado na enumeração de caraterísticas de teor pessoal.
  4. Usar muitas palavras para dizer pouca coisa deve ser evitado.
  5. Não se foque apenas no requerido pela empresa na sua oferta de emprego. Escreva pelo menos um elemento que o torne único face aos demais candidatos e que possa ser diferenciador.
  6. Não misture a primeira e a terceira pessoa no momento de se descrever. Mantenha a coerência, falando sempre de si de uma ou de outra forma, sem as misturar.
  7. Não fale sobre capacidades que não tem. É de máxima importância que tenha todas as capacidades que menciona no seu curriculum vitae, sob o risco de se contradizer com informação do restante curriculum vitae ou durante a entrevista.

Crie o seu curriculum vitae

O que não deve constar no perfil do seu curriculum vitae?

Não há necessidade de incluir informações que já aparecem em outras partes do seu CV. Isto criaria apenas uma repetição, que enfraquece o curriculum vitae, sendo demonstrativo de falta de conteúdos. Mantenha-se fiel às suas competências transversais em vez das que estão óbvias ou implícitas noutras seções do seu CV. Recomenda-se, ainda, que não fale minuciosamente sobre a sua vida pessoal, já que isto será indiferente para o potencial empregador.

Nesta parte do curriculum vitae deve evitar ao máximo escrever declarações de teor cómico ou opinativo. Este tipo de declaração poderá fazer sentido mais tarde, na fase da entrevista, mas não será bom para favorecer a sua imagem no perfil que visa passar informações pessoais sobre si. Também não inclua os seus dados de contacto e outras informações pessoais. Estes normalmente vão para o topo de um CV.

Qual deve ser o comprimento do perfil profissional pronto?

O perfil pessoal não precisa de ser muito extenso, embora, deva conter a informação necessária para descrever o indivíduo e as suas capacidades. O tamanho ideal para este tipo de perfil é entre seis e oito linhas, considerando que se utiliza uma fonte normal. Por norma, este tipo de apresentação não excede as 120 palavras.

Quanto mais experiências e competências tiver construído durante a sua carreira, mais vai querer incluir. Pondere quais os pontos mais importantes em vez de dar demasiada informação, condensada num espaço curto. Procure focar-se mais nos seus atributos pessoais do que nas experiências que possam ser depreendidas no resto do curriculum vitae.

Onde devo colocar o perfil profissional no esquema do currículo?

Convencionalmente, esta parte do seu curriculum vitae deve ser colocada no topo da primeira página do currículo, imediatamente depois das informações essenciais. Na maioria dos casos, os CVs começam com o seu nome, morada e informações de contacto, tais como o seu número de telefone e endereço de e-mail. O perfil virá depois disto, seguida por um resumo das suas principais realizações, detalhes educacionais, qualificações profissionais e histórico de trabalho. O posicionamento do perfil, por ter um destaque imenso, torna-se fundamental para a criação de uma primeira impressão positiva.

Embora deva dar-lhe toda a atenção, deve ainda ter em mente que é comum, na análise de curricula vitae, que os destinatários saltem esta secção e só a leiam depois das restantes. Ainda que o saiba, no entanto, é importante que não decida colocar esta informação no final, já que poderá passar a imagem de um curriculum vitae desorganizado, o que passa uma imagem muito negativa sobre si.

Crie o seu curriculum vitae

Os melhores exemplos de perfil profissional

Claro que escrever o perfil pessoal do seu currículo é um desafio e, desta forma, ter algumas sugestões ou um bom exemplo pode ser uma boa ajuda para que se inspire no momento da escrita do seu. Além de ver alguns modelos base, pode ainda inspirar-se no exemplo que preparámos especificamente para tentar ajudá-lo neste processo.

Exemplo de perfil de currículo 1: Designer de Moda

"Sou uma designer de moda, perita em corte e costura de moldes, com um interesse específico em malhas e roupas feitas sob medida. O meu trabalho reflete uma apreciação de padrões intrincados, atenção ao embelezamento das superfícies, cores e texturas. Sou uma entusiasta do vestuário vintage. Atualmente procuro um ambiente de trabalho inspirador, que me permita desenvolver as capacidades, permitindo um crescimento ao nível dos conhecimentos, sem a perda da minha identidade artística."

O que confere qualidade a este perfil?

O autor é específico sobre as habilidades específicas do trabalho. A declaração é pessoal e não poderia ser uma declaração pessoal de qualquer outra pessoa. Ela opta por escrever na primeira pessoa de forma consistente.

Exemplo de perfil de currículo 2: Graduação em Marketing

"Licenciado em Marketing, com excelente capacidade analítica, de gestão de projetos e de trabalho em equipa, adquirida através de estudos universitários, de um ano de treino industrial no mercado logístico e de um trabalho em part-time em vendas e na hotelaria. Enquanto capitão da equipa de futebol da escola, sempre provou ter fortes capacidades de liderança. Atualmente à procura de um estágio desafiante dentro numa empresa de comércio eletrónico para expandir os conhecimentos atuais em marketing online."

O que confere qualidade a este perfil?

Neste exemplo de perfil de curriculum vitae, o autor explica claramente que habilidades tem e a forma de adquiri-las. Ele também é claro sobre o trabalho e o tipo de empresa que procura e a forma de ver o seu desenvolvimento pessoal.

Exemplo de perfil de currículo 3: Carreira na área do atendimento e hospitalidade

"Eu durmo, respiro e alimento-me de hospitalidade. Desde que me lembro de mim que quero trabalhar nesta área. A minha paixão começou por crescer a trabalhar no restaurante dos meus pais. Tenho fortes capacidades sociais e uma atitude coloquial em relação aos meus clientes. No entanto, também sei ser autoritário, quando a situação assim o exige. Depois de trabalhar muitos anos numa função de gestão na vibrante vida noturna de Utrecht, estou ansioso para dar o próximo passo na minha carreira. A minha ambição é trabalhar numa função de gestão semelhante, na indústria hoteleira."

O que confere qualidade a este perfil?

Este exemplo de perfil começa com uma afirmação muito forte. Ele explica bem quais são as qualidades e pontos fortes do candidato. Depois de ler a declaração pessoal, ficará claro para um empregador qual o tipo de trabalho que o candidato procura.

Exemplo de perfil de currículo 4: Assistente de Recursos Humanos

"Licenciada em Psicologia e Negócios consciente e ambiciosa, com experiência em Recursos Humanos. Altamente capacitada para fazer apresentações num ambiente profissional, competência adquirida enquanto membro do quadro do Clube de Negócios da Universidade. Procuro um trabalho de Assistente de Recursos Humanos que necessite de fortes capacidades interpessoais e a oportunidade de assumir elevados níveis de responsabilidade. De preferência, procuro um lugar numa ONG ou numa empresa com elevados princípios éticos."

O que confere qualidade a este perfil?

Esta declaração pessoal é única e muito específica. A candidata não só afirma ser hábil em fazer apresentações, mas também explica onde ganhou essa competência. Além disso, a candidata também é específica no tipo de função e no tipo de empresa que procura.

Exemplo de perfil de currículo 5: Engenheiro Mecânico

"Sou um jovem e hábil mecânico de automóveis com fortes capacidades sociais. Atualmente, trabalho no Kwik Fit Plus na função de "gestor de piso assistente da oficina". Fui promovido a esta função depois de trabalhar como mecânico durante três anos, graças às minhas excelentes habilidades no trato com os clientes. Desde o ano passado, sou formado no nível três e, agora, estou ansioso por uma nova oportunidade, onde possa desenvolver as minhas competências profissionais. De preferência, gostaria de conseguir um emprego numa concessionária de carros, onde eu possa utilizar não apenas minhas capacidades técnicas, mas também as minhas competências sociais e comerciais, no atendimento ao cliente e nas vendas."

O que confere qualidade a este perfil?

Este texto de perfil explica bem qual o tipo de função que o candidato está a procurar e porquê. O facto de o candidato ser promovido indica que está a trabalhar bem no seu atual emprego. Ao mesmo tempo, o seu desejo de trabalhar nas capacidades sociais e comerciais, explica a sua escolha de procurar uma nova oportunidade numa concessionária de automóveis.

Exemplo de perfil de currículo 6: Enfermeira

"Enfermeira que procura uma oportunidade de trabalho com mais obrigações. Altamente competente na análise de informações, avaliações físicas e pensamento crítico. Demonstra fortes qualidades de liderança com a capacidade de realizar avaliações de pacientes, supervisionar a evolução dos cuidados, e avaliar a eficácia dos mesmos. Obteve vários certificados profissionais. Procura uma organização que possa oferecer uma função com mais responsabilidades e um contrato a longo prazo.”

O que confere qualidade a este perfil?

A candidata explica que está à procura de um próximo passo na sua carreira, com mais responsabilidades. Ela menciona tanto os seus pontos fortes, incluindo os certificados obtidos, que são importantes para este campo de trabalho.

Exemplo de perfil de currículo 7: Promotor Comercial

"Sou um promotor de vendas ambicioso, com experiência em lidar com prazos, gerir negócios e trabalhar com o software de vendas. Para o meu atual empregador, tenho conseguido aumentar as vendas dos clientes em 35%, enquanto angario novos clientes. A par com a minha licenciatura em Negócios Internacionais, tenho sido capaz de desenvolver as minhas capacidades num ambiente de trabalho que me agrada. Estou à procura de uma organização que me possa oferecer a oportunidade de trabalhar em projetos internacionais."

O que confere qualidade a este perfil?

Além de mencionar habilidades importantes exigidas nas vendas, o candidato também menciona realizações específicas que podem despertar o interesse de um novo empregador. O candidato também refere o seu desejo de trabalhar num ambiente mais internacional, o que corresponde aos seus estudos.

Exemplo de perfil de currículo 8: estudante de Estudos Empresariais

"Licenciatura Empresarial Flexível com excelentes capacidades analíticas, de gestão de projetos e de trabalho em equipa adquiridas através de estudos universitários, um ano de colocação industrial na indústria da logística e uma variedade de trabalho a tempo parcial no comércio a retalho e na hotelaria. Como capitão da equipa de futebol da escola, sempre provou ter fortes capacidades de liderança. Procurando um estágio desafiador dentro de uma empresa de comércio eletrónico para expandir os meus conhecimentos atuais em marketing online".

Porque é que isto é um bom exemplo?

Neste perfil de CV, o escritor explica claramente que habilidades ele tem e como as adquiriu. Ele também é claro no trabalho e no tipo de empresa que procura e como ele vê o seu desenvolvimento pessoal.

Exemplo de perfil de currículo 9: Professor

“Docente e investigador com mais de 10 anos de experiência no ensino de cursos tanto a nível de graduação como de pós-graduação. Supervisionou 25 teses de BA, 10 teses de mestrado, e 3 dissertações de doutoramento. Editou e foi co-autor de 2 monografias sobre tendências contemporâneas no pensamento político. Publicou mais de 10 artigos em revistas revisadas por pares.”

Porque é que isto é um bom exemplo?

Esta declaração pessoal é única e muito específica. O candidato não afirma apenas ter experiência como descreve metas importantes de forma simples mas muito completa.

Exemplo de perfil de currículo 10: Agente de Seguros

“Agente de seguros, especializado em perdas e danos pessoais, patrimoniais e de acidentes. Negocia resoluções pacíficas de todas as reclamações e dá ênfase à justiça e ao rigor. Fidedigno e confiável. Agente de seguros orientado para o serviço, especializado na aplicação de abordagens criativas para a resolução de problemas complexos. Adequado para desenvolver processos lucrativos e focados na qualidade.”

Porque é que isto é um bom exemplo?

Além de mencionar qualidades importantes exigidas no setor de seguros, o candidato também indica a sua especialização, que pode atrair a atenção de um novo empregador. Depois de ler este perfil, ficará claro para o recrutador que tipo de trabalho o candidato está à procura.

Exemplo de perfil de currículo 11: Atendimento ao Cliente

“Um Profissional de Serviço ao Cliente organizado e orientado para resultados com um excelente historial de aumento significativo da qualidade de serviço, vendas e número de clientes. Excelente comunicação, construção de relações e capacidades de influência; competente na construção de relações com os clientes que inspiram confiança e lealdade. Um indivíduo altamente eficiente com vasta experiência de liderança de equipas, capaz de se adaptar bem a novos ambientes e de aprender rapidamente novos processos para alcançar resultados excecionais. Forte capacidade de multitarefas e prioridades, sendo capaz de organizar, treinar e monitorizar equipas.”

Porque é que isto é um bom exemplo?

Para além de mencionar competências importantes exigidas na área de atendimento ao cliente, o candidato também menciona detalhes específicos que podem despertar o interesse de um novo empregador.

Exemplo de perfil de currículo 12: Cabeleireira

“Cabeleireira carismática e experiente, com mais de nove anos de experiência a trabalhar em salões de renome mundial. Apaixonada por se manter a par das últimas tendências e das melhores práticas da indústria. Conhecida pelos colegas de trabalho e supervisores pela capacidade de se conectar com os clientes e transformar essas relações em negócios contínuos e repetidos.”

Porque é que isto é um bom exemplo?

A candidata é muito específica quanto às competências profissionais. Este perfil demonstra os benefícios que contratar esta profissional poderá ter. A pessoa em questão usa a terceira pessoa do singular.

Crie o seu curriculum vitae

Agora você sabe que ter um perfil pessoal ou profissional, que seja atrativo e bem elaborado, é essencial para diferenciar-se dos restantes candidatos e ser convidado para uma entrevista de emprego. Lembre-se que escrever bem é muito importante para destacar-lo entre os demais candidatos.

Seja qual for a sua escolha, o mais importante é demonstrar que é o candidato ideal para a posição à qual se candidata, ajustando todo o conteúdo do seu CV às necessidades da empresa e da posição, destacando as suas competências para que o potencial futuro empregador veja em si o candidato ideal para a posição.

Artigos relacionados

Mais de 112.872 utilizadores já criaram o seu CV

Com o CV maker, pode criar de forma rápida e fácil um CV profissional e distinto, em 15 minutos.

Crie o seu CV

Irá ter 65% mais probabilidade de obter emprego