Crie um CV de Apoio ao Cliente vencedor – saiba como fazê-lo aqui!

Os representantes de apoio ao cliente são peças-chave em qualquer organização porque podem criar ou destruir um negócio. Se é uma verdadeira estrela quando se trata em ajudar clientes, vai querer elaborar um CV de apoio ao cliente vencedor para obter o trabalho que merece.

As pessoas avaliam uma empresa pela forma como são tratadas quando inicialmente fazem contacto, e se ficarem frustradas e irritadas, a sua fidelidade à marca desaparece juntamente com o seu poder de compra.

Os principais representantes de apoio ao cliente sabem que são a linha da frente do apoio e levam a imagem de marca nas suas mãos. Esforçam-se por fornecer o melhor apoio possível e manter os clientes satisfeitos com informações sobre produtos, funcionalidades e serviços.

Se quiser convencer um potencial empregador de que tem o que é preciso para manter os clientes satisfeitos e voltar, o seu CV deve mostrar essa atitude de forma imediata. É um reflexo do seu eu profissional, por isso deve impressionar.

Este artigo mostra-lhe como melhor destacar as suas competências e pontos fortes, e damos-lhe exemplos de CV de apoio ao cliente para ver como é feito.

Exemplo de CV – Apoio ao Cliente

cv exemplo

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Olhando para este modelo de CV de apoio ao cliente, pode ver como David destaca a sua experiência com os seus anos de experiência no seu resumo e como menciona que lidera uma equipa. O leitor sabe imediatamente que tem competências de supervisão e compreende muito bem a indústria de seguros a curto prazo. Ambos são indicações de que David está à procura de um papel mais sénior apoiado pelas suas recentes certificações e prémios e pelo seu constante progresso na carreira. Estes são sinais de que está à procura de perspetivas a longo prazo e é pouco provável que avance rapidamente uma vez nomeado. David escolheu o modelo elegante e profissional Edinburgh, que pode ser utilizado com ou sem foto, para se destacar.

A compilação de um CV vencedor requer planeamento antecipado, pelo que se deve reservar algum tempo ininterrupto.

Aborde-o como um projeto que recebe o que tem para oferecer no papel com a maior precisão possível, de forma que o leitor o conheça apenas através da leitura do mesmo.

No coração de cada bom currículo à medida está um CV de mestre, um documento abrangente que abrange toda a sua educação, competências e história de trabalho.

O documento deve:

  • Ser fluído, lógico e de fácil leitura
  • Utilizar uma letra preta simples sobre fundo branco
  • Não ter erros de ortografia ou má formatação
  • Ter uma boa apresentação, organizada, espaçada e profissional
  • Começar com o seu emprego mais recente ou atual e desenvolver para os anteriores até ao seu primeiro emprego
  • Organizar a educação e qualificações da mesma forma
  • Incluir tanto as soft como as hard skills
  • Incluir detalhes de referência precisos com cada trabalho ou função

Leve tempo e assegure-se de que nada fica de fora porque este CV constitui a base de todas as futuras candidaturas de emprego. Pode ser tão grande quanto necessário, por isso tenha em atenção os detalhes.

Incluir todos os títulos de trabalho, todas as responsabilidades e quaisquer realizações em cada função. Obviamente, isto será demorado, mas é essencial para o sucesso futuro.

Enquanto escreve o seu documento principal, faça cópias de todas as qualificações relevantes, prémios, cartas de referência e tudo o mais que for importante. Guarde tudo junto num ficheiro seguro com o seu CV e guarde-o num local onde possa aceder facilmente.

Reveja e edite sempre cuidadosamente o seu documento principal, para que este se encontre livre de erros. Se possível, peça a outra pessoa para o verificar também em busca de erros. Não quer erros gramaticais básicos que atrasem os leitores.

Inclua as suas competências de Apoio ao Cliente

As competências para funções de apoio ao cliente variarão de uma indústria para outra, mas as competências nucleares são necessárias em todos os setores.

Não negligencie nada ao compilar o seu CV de competências de apoio ao cliente. Liste todas as suas competências, soft e hard, mesmo que as tenha utilizado apenas durante um curto período de tempo ou se tenha movido entre indústrias. As soft skills podem não ser tão evidentes para si porque as utiliza diariamente.

Assim, para cada função, dedique tempo a descobrir o que faz e que competências são necessárias para realizar o seu trabalho da melhor forma possível.

Aqui algumas soft skills cruciais necessárias no apoio ao cliente:

  • Adaptabilidade: lidar com situações variadas e muitas vezes em rápida mudança
  • Empatia: compreender os sentimentos e pontos de vista de outra pessoa
  • Autocontrolo: permanecer calmo perante a mudança e o desafio
  • Paciência: saber quando esperar, quando responder e quando tomar medidas
  • Escuta eficaz: ouvir para compreender e fazer saber ao orador que são ouvidos
  • Persuasão: oferecer soluções para problemas, ganhando a confiança dos clientes
  • Linguagem positiva: utilizar conversas animadas e tranquilizadoras para acalmar a negatividade e ganhar a confiança dos clientes
  • Comunicação clara: veicular informação de uma forma simples e fácil de compreender
  • Responsável: assegurar que as questões são resolvidas, independentemente de quem é o culpado

Competências técnicas ou hard skills irão variar dependendo da indústria em que se encontra, mas irá precisar de:

  • Experiência de trabalho com determinados programas de software
  • Competências linguísticas
  • Conhecimento e especificações do produto
  • Compreensão completa dos termos de serviço
  • Conhecimento das leis e regulamentos da indústria
  • Detalhes sobre promoções e ofertas de marketing
  • Familiaridade com os processos de venda e contabilidade

Resumo pessoal versus um resumo do perfil

Não precisa de um resumo pessoal para um CV de apoio ao cliente, mas deve escrever um resumo de perfil no início de cada CV personalizado. Embora possa escrever um resumo e ajustá-lo para várias candidaturas semelhantes, é melhor reescrever o resumo de cada vez se houver algum lapso de tempo.

Aqui estão exemplos de resumos em diferentes níveis de aptidões e competências. O texto em negrito indica informação pertinente que permite imediatamente ao leitor conhecer detalhes vitais antes de ler o resto do CV.

Apoio ao cliente – exemplo de resumo do perfil – sénior

Representante-chave de apoio ao cliente com 10 anos de experiência na indústria de seguros a curto prazo, servindo tanto clientes privados como corporativos. Sou um ouvinte altamente qualificado, eficaz e um comunicador claro, focado na resolução de conflitos e na resolução de dúvidas dos clientes com urgência. As minhas capacidades organizacionais excecionais permitem uma prestação de serviços de qualidade, e mantenho o mais alto nível de integridade para garantir a confiança e segurança tanto do cliente como da empresa. Todas as minhas certificações de seguro a curto prazo encontram-se atualizadas. Sou um team player competente que pode inspirar e ser inspirado pela minha equipa. 

Apoio ao cliente – exemplo de resumo do perfil – com experiência

Sou um conselheiro dedicado ao serviço ao cliente com 5 anos de experiência em seguros de curto prazo, servindo uma carteira de clientes com elevado património líquido. Ética, integridade e confidencialidade são essenciais para reter os meus clientes, e trago estas qualidades a todos os aspetos da comunicação e do compromisso. Estou atualmente a concluir certificações CII, e estou interessado em alargar os meus conhecimentos de cobertura de negócios a curto prazo.

Apoio ao cliente – exemplo de resumo do perfil – sem experiência

Sou um consultor de atendimento ao cliente, perspicaz e entusiasta, com 18 meses de experiência em seguros de curto prazo, procurando ganhar uma maior exposição da indústria. Sou capaz de lidar com chamadas de entrada e saída, tenho fortes capacidades organizacionais e know-how para ouvir as dúvidas dos clientes, de forma a que possam ser rapidamente resolvidas. Sou um team player ansioso por aprender com os outros para progredir na minha carreira.

Qual é a diferença entre um resumo do perfil e um resumo pessoal?

Um resumo do perfil é uma breve declaração incluída no início do seu CV, ao passo que um resumo pessoal é uma motivação mais longa e separada.

Um resumo do perfil tem normalmente menos de 100 palavras, um resumo pessoal tem entre 500 a 1000 palavras.

Resumos do perfil podem também ser chamados de – “visão geral”, “resumo profissional”, “resumo de competências/qualificações” ou “biografia profissional”.

Qual deles devo utilizar?

As funções profissionais, de gestão, executivas e especializadas beneficiam de um resumo pessoal. Podem também ser utilizados para a entrada em programas de formação e estágios de pós-graduação.

Por outro lado, cada CV beneficia de um breve resumo de perfil porque permite ao leitor ter uma ideia de quem você é antes de ler o seu CV.

É por isso que é essencial levar o seu tempo quando escreve ambas os resumos e que os escreva especificamente para cada trabalho a que se candidata. É a sua oportunidade de se destacar de outros currículos, uma vez que todos os candidatos têm qualificações e experiência semelhantes.

Um resumo de perfil pessoal otimista, honesto e informativo é a sua chave para ganhar a primeira entrevista.

O que devo referir?

Embora um resumo do perfil seja curto, deve ainda assim ser relevante para o leitor. Trabalhando a partir do anúncio de emprego e utilizando a sua experiência, inclua hard e soft skills, anos de experiência e quaisquer palavras-chave que consiga identificar. Deve fazer corresponder o seu resumo às exigências do empregador tanto quanto possível.

Tenha estes pontos em consideração:

  • O título de emprego
  • Destaque os seus conhecimentos
  • Inclua os anos de experiência
  • Aborde soft e hard skills importantes
  • Corresponda aos requisitos do empregador

Um resumo pessoal deve conter os mesmos detalhes que o resumo do seu perfil, mas é ampliada para dar informações mais amplas sobre as suas competências e experiência. Também lhe permite expressar informações vitais como a razão pela qual entrou numa carreira específica, como gostaria de entrar nela, ou porque quer mudar de carreira.

Reserve o tempo necessário para fazer corresponder o seu resumo pessoal aos requisitos do empregador, na medida do possível.

Qualquer que seja a informação que decida incluir, mantenha ambos os resumos de forma amigável, conversadora e otimista. É a primeira impressão que os potenciais empregadores têm de si.

Como utilizar o seu CV principal

Quando o seu CV principal estiver completo, pode candidatar-se rapidamente e ter a certeza de que não omitirá nenhum detalhe importante.

Quando vir uma vaga à qual gostaria de se candidatar, leia-a com muito cuidado, anotando os principais requisitos. Muitas vezes os empregadores utilizam palavras-chave na descrição do trabalho para fazer uma triagem das candidaturas.

A triagem é uma forma de distinguir os candidatos adequados dos restantes, utilizando palavras-chave e uma pontuação. Se o seu CV para um trabalho de apoio ao cliente acabar com os “restantes”, não voltará a ouvir uma palavra a não ser uma mensagem de recusa típica educada.

A melhor maneira de identificar as palavras-chave numa vaga é analisar as responsabilidades por palavras diretamente relacionadas. Por exemplo, se trabalhar na indústria hoteleira, procure termos relacionados na descrição do posto de trabalho, tais como reserva de hóspedes, serviço de hóspedes, catering, ocupação, viagens e turismo, etc.

Tenha em mente que as empresas podem ter diferentes títulos para empregos de serviço ao cliente. Considere também títulos como conselheiro de clientes, assistente de clientes, atendimento ao cliente, apoio ao cliente, sucesso do cliente, e muito mais.

O seu próximo passo é condensar o seu CV principal num currículo de apoio ao cliente que cubra o software de análise e chame imediatamente a atenção do leitor. Consegue-o, extraindo informações relevantes e cruciais do seu CV principal e transferindo-as para um CV de competências de serviço ao cliente adaptado para o trabalho específico.

É vital saber que os recrutadores e empregadores gastam apenas segundos em cada candidatura antes de avançarem, porque procuram informação exata. Se não a virem, não leem mais. A colocação de palavras-chave pertinentes na sua candidatura desde o início mantém-nos a ler. Também lhes diz que leu o anúncio de emprego a fundo e que não é uma pessoa que lhes fez perder tempo.

Existem algumas regras para CVs de apoio ao cliente personalizados:

  • Mantenha o mesmo formato claro e conciso a preto e branco do CV principal
  • O comprimento é importante, por isso não exceda 2 a 3 páginas
  • Torne-o relevante apenas para o trabalho
  • Mantenha a linguagem positiva, pró-ativa e de fácil leitura
  • Verifique cuidadosamente a ortografia, datas e sequência
  • Não inclua informações de contacto de referências, ao invés disso, escreva “disponível a pedido”
  • Inclua também a nota – ”um CV detalhado encontra-se disponível a pedido”

Resumindo

Conseguir o trabalho de apoio ao cliente dos seus sonhos está nas suas mãos, porque colhemos sempre aquilo que semeamos na nossa vida. Passar tempo a planear antecipadamente e a compilar um CV principal de apoio ao cliente é investir no seu futuro.

Aqui estão os pontos-chave para escrever um CV de apoio ao cliente perfeito –

  • Passe tempo a elaborar um CV principal abrangente
  • Guarde o seu CV principal e todos os documentos relevantes num ficheiro seguro e facilmente acessível
  • Leia cuidadosamente os anúncios de emprego e selecione palavras-chave
  • Compile um CV resumido a partir do seu CV principal utilizando apenas informações relevantes para o trabalho
  • Redija um resumo pessoal otimista no CV centrado nos requisitos da função

Quando enviar a sua candidatura –

  • Envie sempre o seu CV personalizado e carta de apresentação em formato pdf
  • Não envie quaisquer outros documentos a não ser que seja especificado como essencial
  • Verifique se os seus dados de contacto são fáceis de encontrar no CV
  • Não inclua referências com um pedido inicial

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FAQs de CV de Apoio ao Cliente

Respondemos a algumas das suas preocupações mais prementes –

O que é um CV principal de apoio ao cliente e como devo utilizá-lo?

Um CV principal para o apoio ao cliente é uma compilação do seu nível mais elevado de escolaridade, através da sua formação contínua até ao seu primeiro emprego e até ao seu emprego atual, ou mais recente.

Porquê fazer um CV principal para apoio ao cliente?

Em último caso, para poupar tempo e apresentar-se sempre da melhor maneira possível. Uma vez que tenha toda a informação com precisão num só lugar do início ao fim, nunca mais terá de a fazer novamente, e tudo o que será necessário será atualizá-la anualmente.

Quando devo incluir dados de referência?

Apenas depois de o recrutador ou empregador ter estabelecido contacto consigo e solicitado detalhes de referência. Nunca inclua detalhes de referência ao responder inicialmente a uma vaga.

Se o recrutador voltar para uma entrevista de triagem, pode pedir referências, mas se não o fizer, basta deixar como está. A sua candidatura pode não ser bem-sucedida nesta fase, ou o entrevistador pode preferir aceitar referências na fase final de contratação.

A inclusão de detalhes de referência à partida coloca a si e a quem o/a referiu em risco.

Em primeiro lugar, está a partilhar os dados pessoais de alguém com pessoas de quem nada sabe. Isto deixa a pessoa que o/a em risco se os seus dados chegarem às mãos erradas.

Em segundo lugar, os recrutadores sem escrúpulos podem contactar primeiro a pessoa que o/a referiu antes de o/a contactarem. Esta é uma prática injusta, mas se lhes forneceu os dados, pouco pode fazer quanto a isso.

Finalmente, se a pessoa que o/a referiu for surpreendida por uma chamada que não espera, pode não atender ou não se lembrar de todos os seus detalhes e dar uma fraca referência.

Quando estiver à procura de emprego, é sempre melhor contactar previamente quem o/a referiu e questionar a pessoa em questão se concorda em fornecer referências de emprego para si. Quando tiverem passado alguns anos, pode ser difícil recordar datas, responsabilidades profissionais e outros detalhes cruciais.

Dar a um empregador anterior um aviso garante que ele ainda está disposto e disponível para fornecer uma referência. Ajuda a assegurar que todas as suas referências são confirmadas e promove igualmente as suas competências e capacidades com precisão.

Devo incluir hobbies e interesses no meu CV?

Se incluir passatempos e interesses num CV ou num resumo pessoal, mencione apenas os relevantes para o trabalho. Evite também as subscrições irrelevantes e as realizações pessoais.

Lembre-se que os recrutadores e empregadores são pressionados pelo tempo e não leem nada que considerem irrelevante. Os passatempos e interesses são excelentes para a nossa saúde e bem-estar, mas não os inclua, a não ser que se encontrem relacionados com a função em questão.

Um grande exemplo de interesses relevantes é se se estiver a candidatar a um trabalho financeiro e se for um tesoureiro voluntário de uma instituição de caridade local. Ou se for um atleta e se se candidatar a um papel de empregado de mesa ou de empregada de mesa num restaurante movimentado.

FAQs de Apoio ao Cliente

Está interessado(a) numa carreira no Apoio ao Cliente ou a pensar numa mudança de carreira nesse sentido? Eis como o pode fazer –

De que formação necessito?

É necessário um certificado do ensino secundário para todas as funções de Apoio ao Cliente e, potencialmente, um nível de estudo mais elevado, dependendo da indústria.

Necessito de competências adicionais?

O ensino secundário é suficiente para a maioria das funções de Apoio ao Cliente, e muitas empresas estão dispostas a formar representantes de Apoio ao Cliente.

No entanto, se, por exemplo, desejar trabalhar na indústria das TI, um diploma técnico e certificações de TI são certamente uma vantagem.

Ou, se estiver, por exemplo, interessado em entrar no sector dos seguros, um diploma de finanças pode ser um pré-requisito.

Para resolver os problemas dos clientes, deve conhecer muito bem os produtos, serviços e sistemas do seu empregador, assim como conhecer a sua indústria. Isso pode envolver mais estudos e certificações profissionais.

Existem diferentes tipos de especialidade?

Todos os negócios com clientes precisam de pessoas que os ajudem a resolver as suas dúvidas e problemas de forma rápida e eficiente.

Pode especializar-se no Apoio ao Cliente em muitas indústrias diferentes, incluindo:

  • Eletrónica
  • Tecnologia da Informação
  • Seguros
  • Cuidados de saúde
  • Lazer e viagens
  • Governo local
  • Manufatura
  • Retalho

Quanto mais especializado for, maior será o seu conhecimento do produto e maior remuneração poderá ter.

Existe progressão de carreira?

As funções de Apoio ao Cliente começam com posições de nível inicial que progridem para líderes de equipa e gestores de departamento.

Dependendo da indústria e de ter, ou estar disposto a ter, competências e qualificações adicionais, poderá progredir para vendas externas, gestão de vendas, marketing ou relações-públicas.

Há também cursos curtos e online de atendimento ao cliente que pode completar para melhorar as suas competências.

Como começo?

Antes de fazer qualquer coisa, compile um CV de Apoio ao Cliente principal para que não perca tempo a candidatar-se a postos de trabalho quando encontrar vagas relevantes.

Se acabou de concluir a sua formação ou está a pensar numa mudança de carreira, aborde diretamente empresas com departamentos de Apoio ao Cliente alargados ou candidate-se a publicações de emprego.

Embora um resumo pessoal não seja normalmente um requisito para este tipo de cargo, pode ser uma boa ideia motivar a sua escolha de carreira quando tem pouca ou nenhuma experiência.

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