Referências num curriculum vitae: obrigatórias ou opcionais?

Chega a um momento na sua vida no qual começa a sua carreira ou decide fazer uma mudança e dar um novo passo. Isto exigiria que trabalhasse no seu curriculum vitae. Embora todas as partes de um CV devam estar atualizadas e impressionar, a importância das referências num curriculum vitae pode ser discutível.

Crie o seu curriculum vitae

O que são as referências?

As referências, muitas vezes chamadas recomendações ou contactos de referência, são indivíduos que têm experiência de trabalho consigo num ambiente profissional e que, por isso, são capazes de oferecer uma visão das suas capacidades e caraterísticas pessoais. Estas podem ser contactadas por recrutadores para dar uma opinião objetiva sobre um candidato no que diz respeito às suas competências e à sua aptidão para uma determinada vaga.

Devo mencionar referências no meu curriculum vitae?

A necessidade efetiva de colocar estas referências no CV depende da própria vaga. Se uma empresa afirma de forma clara que tem de acrescentar referências ao seu currículo, então não tem escolha e deve coloca-las. No entanto, se não o solicitarem, seria talvez melhor que deixasse de fora esta componente. Os recrutadores preferem um CV compacto, não superior a 2 páginas, pelo que tem de gerir o seu espaço de forma eficiente. Além disso, seria mais vantajoso para si utilizar este recurso nas fases posteriores do processo de candidatura. A lista de referências pode ser útil, caso não tenha muita experiência de trabalho e queira preencher os espaços em branco no seu CV.

Os pros e contras de adicionar referências ao curriculum vitae

A adição de referências ao seu curriculum vitae oferece diferentes vantagens. Uma das maiores vantagens é que estas referências dão maior credibilidade ao seu CV. Um candidato que tenha uma referência no seu currículo, capaz de fornecer o necessário apoio às afirmações que faz sobre as suas competências específicas, poderá ter maior credibilidade do que um candidato que não tenha referências. Além disso, se a sua referência for alguém bem conhecido na indústria ou alguém que tenha uma posição admirável numa organização, isto poderá impressionar o recrutador.

No entanto, acrescentar referências também pode ser desvantajoso. Tal como foi mencionado anteriormente, acrescentar referências irá exigir espaço no CV e este poderá tornar-se pouco no caso de se tratar de um candidato com uma vasta experiência. Também pode ser considerado desnecessário, tendo em conta que está apenas no início do processo de candidatura.

Crie o seu curriculum vitae

Tipo de referências

É altamente provável que tenha trabalhado com outros indivíduos ao longo dos anos de experiência profissional. Estes indivíduos poderiam ser:

  • O seu empregador. Como mencionado anteriormente, o recrutador contactará uma referência para a questionar sobre as suas competências e a sua personalidade. Um colega de trabalho com um cargo superior ao seu pode ser uma grande referência porque pode atestar a sua fiabilidade e pontualidade
  • Um colega de trabalho. Alguém que trabalhou consigo num projeto pode ser a pessoa ideal para apoiar as suas alegações, uma vez que tem experiência pessoal, tendo testemunhado em primeira mão as suas capacidades e personalidade. Especialmente se tiver uma posição superior à do seu colega de trabalho, porque eles podem apoiar as suas alegações no que diz respeito às suas capacidades de gestão
  • Educadores. É possível que lhe falte experiência de trabalho e, portanto, não conheça ninguém que o possa apoiar a um nível profissional. Em alternativa, pode usar um professor como referência

Critérios para as referências

Tenha em mente que as suas referências podem influenciar em grande medida as suas hipóteses de ser contratado. Tem de certificar-se, por isso, de que elas são mais susceptíveis de lhe oferecer uma visão positiva como profissional. Além disso, certifique-se de que evita acrescentar um vizinho, amigos, ou familiares como referência, porque podem ser tendenciosos na sua opinião.

Como conseguir obter referências

É importante que se peça permissão antes de acrescentar alguém como referência. Existem diferentes formas de o fazer, dependendo da sua relação com a referência que tem em mente. A melhor maneira de pedir autorização é cara a cara, pois pode explicar qual o tipo de trabalhos que lhe interessam e pode descobrir o que pensam de si como profissional. Caso contrário, um e-mail ou uma mensagem numa outra plataforma online será suficiente. Em geral, tente encontrar pelo menos três referências para o seu curriculum vitae.

Referências alternativas em caso de pouca ou nenhuma experiência de trabalho

É possível que não tenha construído uma grande experiência de trabalho ao longo dos anos e, portanto, não tenha alguém que possa acrescentar como referência. Se este for o caso, pode acrescentar outros tipos de indivíduos para oferecer credibilidade ao seu CV. Tal como foi referido anteriormente, pode acrescentar um professor como referência. Se, por exemplo, essa pessoa tiver trabalhado consigo numa tese, pode atestar as suas capacidades organizacionais e de investigação. Se for membro de um clube extracurricular, pode pedir, por exemplo, ao seu treinador para ser uma das suas referências. Outro exemplo pode ser um coordenador de voluntariado, caso tenha feito trabalho voluntário no passado. Embora os recrutadores prefiram referências profissionais, estas alternativas garantirão que terá, também, uma oportunidade de conseguir o trabalho.

Como e onde acrescentar referências no curriculum vitae

Tenha em mente que as suas referências devem ser acrescentadas no final do seu currículo. Deve incluir o seu nome completo, cargo, empregador, e uma breve descrição sobre a sua relação com eles. Apesar de ser comum acrescentar os detalhes de contacto das referências, também pode ser benéfico, caso assim decida, deixar esta informação de fora. Em primeiro lugar, se o recrutador o contactar para pedir os dados de contacto das suas referências, já saberá que o consideram um candidato sério porque estão a efetuar uma verificação dos seus antecedentes. Em segundo lugar, assim que souber que eles farão uma verificação dos antecedentes, poderá informar as suas referências de que poderão receber uma chamada telefónica em breve e prepará-los para tal. As suas referências podem também não apreciar que os seus dados de contacto sejam divulgados ao público, no caso de o seu CV estar numa plataforma online e os tiver acrescentado ao seu currículo.

Crie o seu curriculum vitae

Como preparar uma referência para uma chamada

Quando souber que o recrutador contactará os seus contactos de referência, poderá prepará-los para garantir que maximiza as suas hipóteses de ser contratado. Existem múltiplas formas de o fazer. O primeiro passo é informá-los sobre a situação, o cargo a que se candidatou (se possível, dar-lhes a descrição do cargo) e o nome da organização. Pode também pedir aos seus contactos que destaquem as competências específicas que possui e as suas conquistas quando receberem um telefonema do recrutador. Em geral, os recrutadores fazem perguntas semelhantes às referências sobre o candidato. Estas incluem perguntas sobre a data de início e fim do emprego, motivo da partida, responsabilidades, pontualidade, força e fraquezas, como o candidato se relacionou com os outros, etc.

O que mencionar e não mencionar nas referências

Para além de toda a informação que fornecemos acima, é também importante que tenha em consideração os seguintes aspetos:

  • Ordenar as suas referências por ordem alfabética
  • Agradecer às referências caso consiga o emprego
  • Manter-se em contacto com os seus contactos de referência de vez em quando
  • Fazer as suas referências de acordo com vaga em questão
  • Não acrescentar como referência alguém que tenha tido uma má experiência consigo
  • Não acrescentar uma referência desatualizada ao seu curriculum vitae. A menos que não tenha experiência profissional suficiente, não precisa de usar o seu primeiro empregador como referência
  • Não faça a sua lista de referências muito longa. Tente anotar entre três e um máximo de cinco referências
  • Não escreva "referências a pedido", pois isto é completamente desnecessário. Os recrutadores estão conscientes de que podem pedir referências quando precisam de alguém para apoiar as suas alegações

Artigos relacionados

Mais de 112.872 utilizadores já criaram o seu CV

Com o CV maker, pode criar de forma rápida e fácil um CV profissional e distinto, em 15 minutos.

Crie o seu CV

Irá ter 65% mais probabilidade de obter emprego