Quais as competências a colocar num currículo?

Quando escrevemos um curriculum vitae é possível que nos sintamos assoberbados com a quantidade de aspetos a considerar. Na verdade, a criação de um curriculum vitae pode ser algo aterradora e aborrecida, principalmente para quem não está familiarizado com o processo.Fazer uma exposição sobre a nossa experiência, as nossas competencias e as nossas qualificações, ainda assim, é necessário quando queremos expor, para um potencial empregador, quem somos e quais as razões que nos tornam o candidato ideal para um cargo específico numa dada empresa. Torna-se, assim, fundamental que saibamos explanar, no curriculum vitae, quais as competencias que nos tornam únicos.

Competências técnicas e pessoais

Para começarmos o processo de nos apresentarmos, é importante que compreendamos que existem dois tipos de competencias a destacar. Por um lado, temos as nossas competências técnicas (aquilo que, em inglês, designamos por “hard skills”); por outro, as nossas competências pessoais (soft skills).

Ambos os tipos de competência são importantes para os empregadores. Fundamentalmente, o que as distingue é que, enquanto as competências técnicas resultam de uma educação orientada ou da experiência profissional – pressupondo uma aprendizagem ativa e dirigindo-se especificamente às necessidades laborais – as competências pessoais são mais genéricas e inerentes aos indivíduos.

Isto é, quando falamos de competencias técnicas, estamos a falar de conhecimentos sobre línguas, informática, design gráfico, marketing ou mesmo engenharias e áreas técnicas (eletricidade ou canalização, por exemplo). Estas prendem-se com as qualificações, os certificados ou a experiência prévia e designam as capacidades comprovadas com base em outros trabalhos e nas formações anteriores.

Quando falamos em competencias pessoais, pelo contrário, estamos a falar de outros aspetos, de índole mais pessoal e muitas vezes ancoradas na personalidade. Aqui, encontramos habilidades como a facilidade de trabalho em equipa, a capacidade de trabalho sob pressão, o espírito de liderança, as capacidades interpessoais e de comunicação, a empatia e o compromisso.

Fazer uma lista para cada um destes grupos de competências é uma excelente forma de ter uma base para começar a construir o seu curriculum vitae. Assim, comece por fazer, em duas tabelas, a lista de competencias pessoais e técnicas que acredita que possam ser valorizadas pelo futuro empregador.

Crie o seu curriculum vitae

Quais as competências que deve pôr no currículo?

Depois de ter criado a lista das competências técnicas e pessoais, chega a hora de pensar quais são aquelas que deve colocar no curriculum vitae.

Para começar, nesta análise, é preciso que compreenda que o curriculum vitae ideal depende do trabalho para o qual se candidata, sendo que algumas empresas, pelo seu pendor, poderão valorizar mais ou menos determinados aspetos.

Assim sendo, quando vai decidir quais as competências a colocar no currículo deve, primeiramente, perceber quais as competências que são explicitamente pedidas pela oferta de emprego e tentar dar resposta às mesmas. Ainda assim, lembre-se de que deve ser honesto e que nunca deve mencionar capacidades que não tenha.

Algumas capacidades poderão estar entre o técnico e o pessoal, surgindo casos como a capacidade de uso de ferramentas informáticas, a gestão de prazos, a proatividade, a capacidade de expressão escrita e/ou oral ou ainda a literacia matemática.

Mesmo sendo importantes, nem todos os trabalhos pedirão que expresse tais competências. Exemplificando, se está a candidatar-se para ser babysitter de uma criança, poderá ser desnecessário referir que tem uma excelente capacidade de interação com dispositivos informáticos.

Comprove que tem as capacidades enunciadas

O processo de provar ao empregador que tem as capacidades que menciona no curriculum vitae pode ser complexo. Na verdade, para que o curriculum vitae fale por si, comprovando que tem, em efetivo, as caraterísticas que menciona, é importante que refira como foi feita a sua aprendizagem, listando cursos ou contextos em que tenha utilizado tais competências.

Crie o seu curriculum vitae

Como organizar o curriculum vitae para mostrar as competências?

Existem vários modelos de curriculum vitae e, ocasionalmente, em Portugal, irá deparar-se com situações em que as empresas pedem modelos específicos ou caraterísticas específicas para o curriculum vitae (como, por exemplo, o modelo Europass ou um número máximo de páginas).

Existem muitos modelos de curriculum vitae, que pode consultar online. Em alguns casos, pode organizar o currículo cronologicamente, sendo que, noutros casos, poderá optar por uma organização com base na relevância da informação que ali disponibiliza.

Talvez nem toda a sua experiência efetiva de trabalho deva estar expressa no currículo. Por exemplo, se tem vários anos de experiência no mercado de trabalho, poderá ser útil priorizar os trabalhos que vão de encontro ao leque de atividades da empresa para a qual, agora, está a formalizar a sua candidatura. Neste caso, alguns elementos, menos pertinentes para a candidatura, podem ser omitidos ou referidos de forma mais breve, num único ponto de resumo. Para exemplificar: caso esteja interessado num trabalho como advogado, poderá deixar de fora o seu trabalho como funcionário de balcão durante os anos da faculdade (embora, em algumas situações, este tipo de menção possa ser relevante para o empregador, por revelar sobre si aspetos como a humildade, a capacidade de comunicação ou a capacidade de trabalho em ambientes com vários tipos de pessoa).

Para pessoas que têm menos experiência de trabalho ou que tenham acabado os seus cursos e procurem um primeiro emprego, a menção de experiências anteriores – incluindo aquelas que são noutras áreas profissionais – pode ser útil para garantir que o potencial empregador consegue ter uma visão mais clara sobre o seu perfil pessoal e profissional.javascript:void(null);

O encontro com o melhor modelo de curriculum vitae pode ajudar neste processo, já que alguns modelos serão, certamente, mais adaptados às suas necessidades pessoais do que outros.

Competências: o que procuram os empregadores?

Não existe uma fórmula mágica para que se compreenda o que deseja um empregador. Cada candidatura será para uma empresa e um patronato específicos, que têm, certamente, opiniões distintas sobre o que carateriza um bom funcionário.

Algumas das competências principais e mais importantes serão, por norma, mencionados na oferta de emprego. Outras, poderão ser conhecidas com uma visita breve ao site da empresa e a análise dos seus valores e objetivos. Ainda assim, quando o envio é feito para várias empresas ou colocado em redes onde o empregador possa encontra-lo, o processo de definição das competências a expressar pode não ser tão simples.

Se for enviar o seu curriculum vitae para várias empresas ou colocá-lo online, recorde que o mais importante é fazer uma questão a si mesmo: “o que quero comunicar sobre mim?”. Esta questão ajudará a definir se quer fazer um perfil pessoal mais estrito onde se foque na sua formação e experiência ou se quer dar mais informações sobre as coisas que possam defini-lo como pessoa (como, exemplificando, trabalhos de voluntariado ou escrita para blogues pessoais). Procure sempre mencionar capacidades de transição, como o desejo de aprender mais ou a capacidade de adaptação.

Dicas e conselhos úteis para quem quer garantir um bom curriculum vitae

Quando se fala nas competências a referir num curriculum vitae, o ideal é que tenha em mente que todas as situações são distintas e que, em todas, existe, por isso, margem para erros.

Evitar esses erros é mais simples quando se aproveitam ferramentas profissionais, que consigam ajudar na criação do curriculum vitae; ou quando alguém que tem vários (e bons) curricula vitae, como um eventual amigo que trabalhe na área dos Recursos Humanos, está disposto a ajudá-lo.

Saber quais as competências a destacar e como destaca-las irá ajudar a que seja chamado para a entrevista de emprego e a que, potencialmente, consiga a vaga pretendida.

Assim, vale a pena seguir algumas dicas, para garantir que apresenta um curriculum vitae tão bom quanto possível, para melhorar as suas chances de contratação. Deixamos algumas sugestões:

  • Crie uma lista das suas competências pessoais e técnicas, que possa servir de base a qualquer currículo que venha a criar, para qualquer oferta de emprego;
  • Avalie a oferta de emprego antes de começar o seu currículo e veja quais são os pontos destacados. Tente criar o seu curriculum vitae de acordo com a oferta de trabalho, listando as competências que fazem de si o candidato ideal, destacando-o dos demais;
  • Apresente dados genéricos e específicos. Quanto mais orientada para o trabalho ao qual se candidata, melhor especificada deve ser a competência. Por exemplo, se um trabalho exige que utilize computadores, pode especificar a capacidade com informática e destacar os programas que domina ou se tem capacidades ao nível do HTML;
  • Tenha em mente, na criação do curriculum vitae, que todos os elementos fornecidos devem ser honestos e saiba quais os exemplos que pode dar, para cada ponto, num contexto de entrevista de emprego.

Artigos relacionados

Mais de 112.872 utilizadores já criaram o seu CV

Com o CV maker, pode criar de forma rápida e fácil um CV profissional e distinto, em 15 minutos.

Crie o seu CV

Irá ter 65% mais probabilidade de obter emprego