Adicionar realizações ao seu CV – um truque para obter mais entrevistas

Coloque-se no lugar de um empregador. Está a rever o CV de um candidato. Afirmam ter as aptidões e competências que procura especificamente. Têm também os anos de experiência de trabalho de que necessita. Até agora tudo bem, poder-se-ia dizer. No entanto, se o candidato não destacar as suas competências, mencionando realizações, enquanto os outros candidatos da sua lista de CVs demonstram o seu valor acrescentado, mencionando realizações como "aumentar a fidelidade do cliente em 15%", chamá-los-ia para uma entrevista? Suponho que não. Portanto, não seja esse candidato. Aumente as suas hipóteses de conseguir entrevistas, destacando as suas realizações.

Crie agora o seu CV profissional

Deve acrescentar realizações ao seu CV? Porquê?

Resumidamente, sim. Certamente deve acrescentar realizações ao seu CV. Requer pouco esforço, mas pode dar-lhe uma enorme vantagem sobre os outros candidatos. Eis o porquê.

Num CV, um candidato pode apresentar qualquer competência. É tão fácil como simplesmente adicioná-las à secção de competências. No entanto, fazer isto deixa as suas competências e nível de aptidão bastante abstratos para qualquer empregador. Alternativamente a isso, desperte a sua imaginação demonstrando como colocar estas competências em prática e partilhar as realizações que delas resultaram. Fazer isso seria mais interessante para o seu novo potencial empregador. Lembre-se, a maioria dos empregadores encontram-se simplesmente interessados no que pode fazer por eles. Partilhar realizações é uma excelente forma de demonstrar-lhes e de despertar o seu interesse.

Não cometa o erro de pensar que tem um trabalho simples e, portanto, não existem realizações passíveis de serem partilhadas. Em praticamente qualquer cargo, pode fazer coisas significativas que fazem a diferença, independentemente do trabalho ou do título! Pense em qualquer coisa que destaque as suas capacidades no trabalho.

O que são bons exemplos de realizações para partilhar no seu CV?

Naturalmente, tudo isto depende da sua própria situação. Em primeiro lugar, é importante escolher realizações que o seu potencial empregador possa compreender e com as quais se possa relacionar. Isto significa que terá de cortar todas as gírias e abreviaturas relacionadas com a empresa. Um estranho deve ser capaz de compreender o que realizou e porque é que isso tem significado.

Em geral, as empresas comerciais encontram-se interessadas em aumentar o volume de negócios, aumentar a satisfação dos clientes ou reduzir os custos. Se estiver preso no que escrever, pesquisa sobre o que a empresa se encontra atualmente a enfrentar, especialmente desafios relacionados com o cargo a que se está a candidatar. Consulte a descrição de funções para obter pistas sobre quais podem ser os desafios. Se já enfrentou desafios semelhantes numa função anterior, não deixe de partilhar essas conquistas!

Ao escolher as realizações a exibir, pense em realizações que se traduziriam facilmente na situação do potencial empregador. Não fale de números absolutos, mas sim de percentagens. Desta forma, um empregador pode facilmente aplicar o feito à sua situação. Por exemplo, o que significaria para mim (o empregador), se o candidato X (você) pudesse aumentar as conversões em 15%?

Para lhe dar alguma inspiração de possíveis realizações que pode acrescentar ao seu CV, apresentámos alguns exemplos de boas realizações para uma grande variedade de cargos e indústrias. Confira-as abaixo:

Apoio ao cliente

  • “Estabeleceu fluxos de comunicação para novos clientes, aumentando a satisfação geral do cliente em 20%”
  • “Liderou um projeto para a criação de um departamento internacional”
  • “Conseguiu um aumento de 15% no NPS entre os clientes que inicialmente apresentavam uma queixa”

Hotelaria

  • “Introduziu um novo menu, reduzindo os custos em 10%, mantendo a satisfação e melhorando o volume de negócios”
  • “Coorganizou a reabertura e o evento de imprensa de um cinema”
  • “Desenvolveu e executou uma nova abordagem aos convidados, resultando em 15% mais gastos com auxiliares e um NPS 9% mais elevado”

Designer

  • “Elaborou os desenhos gráficos para a capa da primeira página da edição de Janeiro de 2020 da revista Forbes”
  • “Liderou a fase conceptual de um grande processo de rebranding corporativo"
  • “Reduziu em 30% as chamadas de contacto com o cliente, com um UX melhorado para uma companhia de seguros”

Vendas

  • “Atingiu um valor médio de encomenda 35% mais elevado do que outros Gestores de Conta, graças a competências sublimes de up e cross selling
  • “Iniciou um programa de retenção de clientes, resultando numa taxa de retenção 70% mais elevada”
  • “Reintegrou um antigo cliente top 10, que tinha assinado com um concorrente”

Comprador

  • “Executou uma nova campanha de sourcing, que resultou em 3 novos contratos de fornecedores importantes”
  • “Estabeleceu um programa de estágio para o seu departamento, criando uma afluência constante de novos talentos”
  • “Supervisão da gestão de stocks durante um corte de fornecimento, melhorando o nível de disponibilidade de serviço em 33%”

Marketer

  • “Redução de 13,2% no total de gastos com publicidade, ao mesmo tempo que aumentou o influxo de leads em 3%.”
  • “Coredigiu um artigo acerca do seu empregador no New York Times”
  • “Desenvolveu um novo percurso de cliente, aumentando a taxa média de conversão em 15%”

Construção

  • “Aplicou novos protocolos de segurança governamentais, evitando penas pesadas, incluindo o encerramento do estaleiro de construção”
  • “Geriu uma equipa de 8 pessoas, cumprindo 40% mais prazos com forte capacidade de colaboração e excelente planeamento”
  • “Ganhou o prémio de Colaborador do Ano”

Engenharia

  • “Desenvolveu um sistema de exaustão, reduzindo o consumo de combustível em 6,4% e as emissões de CO2 em 13,8%”
  • “Publicou um artigo sobre Proteção contra a Barreira de Tempestades no Journal of Marine Science and Engineering”
  • “Melhorou a eficiência das células solares em 9%, combinando um novo design com novos materiais”

Crie agora o seu CV profissional

Deve adicionar realizações não relacionadas com o seu CV?

Imagine ter feito algo realmente impressionante, tal como correr uma maratona. Será isso algo a incluir no seu currículo se estiver a candidatar-se a um emprego como Representante de Vendas, por exemplo? Apesar de tudo, é difícil argumentar que a sua excelente resistência o vai ajudar a cumprir o seu trabalho com sucesso.

No entanto, recomendamos vivamente que se acrescentem também realizações não relacionadas. As suas capacidades de corrida podem não o ajudar a contratar novos clientes, mas correr uma maratona demonstra um elevado nível de disciplina e motivação.

Aconselhamos os candidatos que acrescentem um feito não relacionado, a acrescentar pelo menos um ou dois feitos que demonstrem competências diretamente relacionadas com a vaga. Desta forma, demonstra que não só é apaixonado pelos seus passatempos ou interesses na sua vida privada, mas também um conquistador em termos profissionais.

Onde e como adicionar realizações no seu CV?

Mais uma vez, não existe uma resposta direta a esta questão. Aconselhamos sempre a classificar as diferentes secções do seu CV, de acordo com a importância para a candidatura. Isto significa que, se as suas realizações forem de grande valor para a sua candidatura, devem ser apresentadas no topo da primeira página do CV. As realizações são menos relevantes para o potencial empregador? Mova-as para baixo de forma a dar lugar às secções que são importantes, tais como aptidões ou o seu resumo pessoal.

As realizações podem ser apresentadas de duas formas diferentes:

  • Adicionando uma secção de realizações em separado
  • Incluindo-as nas descrições dos seus cargos anteriores na secção "Experiência Profissional".

Se quer realmente enfatizar as suas realizações, é melhor listá-las numa secção separada e dedicada aos mesmos. Desta forma, irão destacar-se e não ficarão por ler. Se quiser seguir uma forma um pouco mais modesta de as incluir, pode apresentá-las casualmente como “bullet points” dentro da descrição da sua experiência profissional.

Artigos relacionados

Mais de 112.872 utilizadores já criaram o seu CV

Com o CV maker, pode criar de forma rápida e fácil um CV profissional e distinto, em 15 minutos.

Crie o seu CV

Irá ter 65% mais probabilidade de obter emprego