Adicionar realizações ao seu CV – um truque para obter mais entrevistas
Coloque-se no lugar de um empregador. Está a rever o CV de um candidato. Afirmam ter as aptidões e competências que procura especificamente. Têm também os anos de experiência de trabalho de que necessita. Até agora tudo bem, poder-se-ia dizer. No entanto, se o candidato não destacar as suas competências, mencionando realizações, enquanto os outros candidatos da sua lista de CVs demonstram o seu valor acrescentado, mencionando realizações como "aumentar a fidelidade do cliente em 15%", chamá-los-ia para uma entrevista? Suponho que não. Portanto, não seja esse candidato. Aumente as suas hipóteses de conseguir entrevistas, destacando as suas realizações.
Deve acrescentar realizações ao seu CV? Porquê?
Resumidamente, sim. Certamente deve acrescentar realizações ao seu CV. Requer pouco esforço, mas pode dar-lhe uma enorme vantagem sobre os outros candidatos. Eis o porquê.
Num CV, um candidato pode apresentar qualquer competência. É tão fácil como simplesmente adicioná-las à secção de competências. No entanto, fazer isto deixa as suas competências e nível de aptidão bastante abstratos para qualquer empregador. Alternativamente a isso, desperte a sua imaginação demonstrando como colocar estas competências em prática e partilhar as realizações que delas resultaram. Fazer isso seria mais interessante para o seu novo potencial empregador. Lembre-se, a maioria dos empregadores encontram-se simplesmente interessados no que pode fazer por eles. Partilhar realizações é uma excelente forma de demonstrar-lhes e de despertar o seu interesse.
Não cometa o erro de pensar que tem um trabalho simples e, portanto, não existem realizações passíveis de serem partilhadas. Em praticamente qualquer cargo, pode fazer coisas significativas que fazem a diferença, independentemente do trabalho ou do título! Pense em qualquer coisa que destaque as suas capacidades no trabalho.
O que são bons exemplos de realizações para partilhar no seu CV?
Naturalmente, tudo isto depende da sua própria situação. Em primeiro lugar, é importante escolher realizações que o seu potencial empregador possa compreender e com as quais se possa relacionar. Isto significa que terá de cortar todas as gírias e abreviaturas relacionadas com a empresa. Um estranho deve ser capaz de compreender o que realizou e porque é que isso tem significado.
Em geral, as empresas comerciais encontram-se interessadas em aumentar o volume de negócios, aumentar a satisfação dos clientes ou reduzir os custos. Se estiver preso no que escrever, pesquisa sobre o que a empresa se encontra atualmente a enfrentar, especialmente desafios relacionados com o cargo a que se está a candidatar. Consulte a descrição de funções para obter pistas sobre quais podem ser os desafios. Se já enfrentou desafios semelhantes numa função anterior, não deixe de partilhar essas conquistas!
Ao escolher as realizações a exibir, pense em realizações que se traduziriam facilmente na situação do potencial empregador. Não fale de números absolutos, mas sim de percentagens. Desta forma, um empregador pode facilmente aplicar o feito à sua situação. Por exemplo, o que significaria para mim (o empregador), se o candidato X (você) pudesse aumentar as conversões em 15%?
Para lhe dar alguma inspiração de possíveis realizações que pode acrescentar ao seu CV, apresentámos alguns exemplos de boas realizações para uma grande variedade de cargos e indústrias. Confira-as abaixo:
Apoio ao cliente
- “Estabeleceu fluxos de comunicação para novos clientes, aumentando a satisfação geral do cliente em 20%”
- “Liderou um projeto para a criação de um departamento internacional”
- “Conseguiu um aumento de 15% no NPS entre os clientes que inicialmente apresentavam uma queixa”
Hotelaria
- “Introduziu um novo menu, reduzindo os custos em 10%, mantendo a satisfação e melhorando o volume de negócios”
- “Coorganizou a reabertura e o evento de imprensa de um cinema”
- “Desenvolveu e executou uma nova abordagem aos convidados, resultando em 15% mais gastos com auxiliares e um NPS 9% mais elevado”
Designer
- “Elaborou os desenhos gráficos para a capa da primeira página da edição de Janeiro de 2020 da revista Forbes”
- “Liderou a fase conceptual de um grande processo de rebranding corporativo"
- “Reduziu em 30% as chamadas de contacto com o cliente, com um UX melhorado para uma companhia de seguros”
Vendas
- “Atingiu um valor médio de encomenda 35% mais elevado do que outros Gestores de Conta, graças a competências sublimes de up e cross selling”
- “Iniciou um programa de retenção de clientes, resultando numa taxa de retenção 70% mais elevada”
- “Reintegrou um antigo cliente top 10, que tinha assinado com um concorrente”
Comprador
- “Executou uma nova campanha de sourcing, que resultou em 3 novos contratos de fornecedores importantes”
- “Estabeleceu um programa de estágio para o seu departamento, criando uma afluência constante de novos talentos”
- “Supervisão da gestão de stocks durante um corte de fornecimento, melhorando o nível de disponibilidade de serviço em 33%”
Marketer
- “Redução de 13,2% no total de gastos com publicidade, ao mesmo tempo que aumentou o influxo de leads em 3%.”
- “Coredigiu um artigo acerca do seu empregador no New York Times”
- “Desenvolveu um novo percurso de cliente, aumentando a taxa média de conversão em 15%”
Construção
- “Aplicou novos protocolos de segurança governamentais, evitando penas pesadas, incluindo o encerramento do estaleiro de construção”
- “Geriu uma equipa de 8 pessoas, cumprindo 40% mais prazos com forte capacidade de colaboração e excelente planeamento”
- “Ganhou o prémio de Colaborador do Ano”
Engenharia
- “Desenvolveu um sistema de exaustão, reduzindo o consumo de combustível em 6,4% e as emissões de CO2 em 13,8%”
- “Publicou um artigo sobre Proteção contra a Barreira de Tempestades no Journal of Marine Science and Engineering”
- “Melhorou a eficiência das células solares em 9%, combinando um novo design com novos materiais”
Deve adicionar realizações não relacionadas com o seu CV?
Imagine ter feito algo realmente impressionante, tal como correr uma maratona. Será isso algo a incluir no seu currículo se estiver a candidatar-se a um emprego como Representante de Vendas, por exemplo? Apesar de tudo, é difícil argumentar que a sua excelente resistência o vai ajudar a cumprir o seu trabalho com sucesso.
No entanto, recomendamos vivamente que se acrescentem também realizações não relacionadas. As suas capacidades de corrida podem não o ajudar a contratar novos clientes, mas correr uma maratona demonstra um elevado nível de disciplina e motivação.
Aconselhamos os candidatos que acrescentem um feito não relacionado, a acrescentar pelo menos um ou dois feitos que demonstrem competências diretamente relacionadas com a vaga. Desta forma, demonstra que não só é apaixonado pelos seus passatempos ou interesses na sua vida privada, mas também um conquistador em termos profissionais.
Onde e como adicionar realizações no seu CV?
Mais uma vez, não existe uma resposta direta a esta questão. Aconselhamos sempre a classificar as diferentes secções do seu CV, de acordo com a importância para a candidatura. Isto significa que, se as suas realizações forem de grande valor para a sua candidatura, devem ser apresentadas no topo da primeira página do CV. As realizações são menos relevantes para o potencial empregador? Mova-as para baixo de forma a dar lugar às secções que são importantes, tais como aptidões ou o seu resumo pessoal.
As realizações podem ser apresentadas de duas formas diferentes:
- Adicionando uma secção de realizações em separado
- Incluindo-as nas descrições dos seus cargos anteriores na secção "Experiência Profissional".
Se quer realmente enfatizar as suas realizações, é melhor listá-las numa secção separada e dedicada aos mesmos. Desta forma, irão destacar-se e não ficarão por ler. Se quiser seguir uma forma um pouco mais modesta de as incluir, pode apresentá-las casualmente como “bullet points” dentro da descrição da sua experiência profissional.