8 Dicas para destacar a sua experiência de trabalho no seu CV

Portanto, está na hora de criar o seu CV e voltar a entrar no mercado de trabalho. Mas como assegurar que os recrutadores irão reparar no seu CV na longa lista de candidaturas?

Ao apresentar a sua experiência de trabalho e competências da forma mais precisa, clara e concisa possível, de uma forma amigável para o leitor!

Pode ter anos de experiência e ser perfeito para o cargo, mas se o seu CV for demasiado minucioso ou complicado, será eliminado.

Os recrutadores, sejam agências ou internos, não passam mais do que alguns minutos a analisar cada candidatura. Se não encontrarem o que procuram, passam à frente.

Isso significa que cabe a si assegurar que o seu CV se destaca e que é você quem obtém a entrevista. À parte de utilizar um modelo profissional de cv, o conteúdo do seu CV determinará se será ou não convidado para uma entrevista de emprego.

Portanto, aqui estão 8 dicas sobre como apresentar a sua experiência profissional e elaborar um CV vencedor.

Crie o seu curriculum vitae

1. Comece com o seu trabalho mais recente ou mais relevante

Os empregadores querem saber que experiência recente tem que seja relevante para a sua vaga. É por isso que deve partir do seu emprego atual ou mais recente até ao mais antigo. Concentre-se nas responsabilidades mencionadas no posto de trabalho e deixe de fora tudo o que seja irrelevante.

Só em casos excecionais, pode optar por não começar com a sua experiência de trabalho mais recente. Por exemplo, quando acabou de se formar e o seu trabalho secundário é a sua experiência de trabalho mais recente, apesar de já ter feito um estágio, este mesmo estágio será mais relevante para o potencial empregador.

Dica: Se não tem experiência profissional, coloque a formação e formação pós-escolar e detalhe o seu nível mais elevado de escolaridade. Também pode enumerar hobbies e interesses se estes estiverem relacionados com a vaga. No entanto, não inclua o ensino primário.

2. Utilize texto curto e nítido para chamar a atenção do leitor

Pretende que o seu CV seja ao mesmo tempo fácil de ler e informativo. Evite frases longas e enumere a sua experiência de trabalho em forma de ponto. Selecione palavras-chave do anúncio de emprego que correspondam à sua experiência profissional e adapte a sua redação para se alinhar com as mesmas.

3. Concentre-se no que pode realmente fazer que beneficiará o empregador

Enurme os conhecimentos adquiridos, aptidões e competências desenvolvidas, resultados de desempenho e responsabilidades comprovadas. Combine-os com o trabalho a que se candidata e escreva-o de uma forma que se destaque. Pense em cada aspeto desta forma – se o empregador retirar referências de empregadores anteriores, seria esta experiência de trabalho confirmada como exata?

4. As frases curtas e os bullet points são obrigatórios

As frases curtas são de fácil leitura e transmitem com precisão a sua experiência de trabalho relevante. Não coloque algumas frases num único bullet point. Em vez disso, coloque os detalhes pertinentes e assegure-se de que a informação irrelevante é excluída.

5. Dê maior atenção à experiência pertinente

Quando estiver a enumerar a sua experiência de trabalho, providencie para que esta corresponda à ordem de responsabilidades no anúncio de emprego. Pretende uma experiência de trabalho apropriada que se destaque. Enumere brevemente outras experiências mais abaixo, ou deixe-as de fora, caso estas não se encontrem relacionadas.

6. Adapte os seus cargos para corresponder aos do anúncio de emprego

A maioria dos empregos tem vários cargos, dependendo da empresa. Portanto, adapte os seus cargos, mas não tente enganar. Este é um passo essencial para ultrapassar o software de análise de currículos que procura palavras-chave específicas e rejeita automaticamente todas as candidaturas sem as mesmas.

Por exemplo, um médico é também conhecido doutor. A utilização da terminologia do potencial empregador também lhes permite reconhecer imediatamente a sua experiência de trabalho.

7. Faça corresponder o seu resumo de perfil com o seu CV

Cada CV vencedor abre com um breve resumo do perfil. Mencione brevemente a experiência de trabalho essencial neste resumo, e depois reforce a informação no seu CV. Se um recrutador ficar impressionado com o seu resumo de perfil, ele vai continuar a ler. É vital que também encontrem os detalhes de apoio no corpo do CV. Lembre-se também de incluir realizações relacionadas com a sua experiência de trabalho, caso disponha de alguma.

8. Inclua detalhes de resultados impressionantes e realizações notáveis

Isto não se trata apenas de fazer o seu trabalho – trata-se também de resultados e realizações que vão para lá do que é esperado. Inclua detalhes com base na situação, o que fez e quais foram os resultados finais. No entanto, inclua apenas informações que possam ser verificadas de alguma forma. Se ainda não tiver grandes realizações, não faz mal, pois não são essenciais para obter uma entrevista.

Crie o seu curriculum vitae

Detalhe a sua experiência de trabalho antes de escrever o seu CV

Guarde algum tempo para fazer um rascunho da sua experiência de trabalho. Enumere todas as suas responsabilidades de trabalho atuais e passadas e depois compare-as com a vaga. Extraia apenas o que importa e deixe o resto de fora. Reorganize as suas tarefas para cada trabalho de modo a que o mais relevante se encontre no topo.

Faça de acordo com esta lista de verificação rápida –

  • Descreva brevemente cada responsabilidade, concentrando-se em informações cruciais
  • Enumere as aptidões e competências utilizadas e adquiridas em cada posição
  • Inclua realizações notáveis, quando relevante
  • Abra cada trabalho com uma breve descrição do seu cargo
  • Adicione os cursos de formação profissional

Existe um intervalo no meu CV – o que é que eu faço?

Não entre em pânico – existem formas de lidar com isto que não farão o seu CV parecer mau.

Muitas pessoas têm intervalos no seu CV por uma miríade de razões. Por vezes é para passar tempo com os seus filhos ou para cuidar de um familiar. Outras vezes, pode ser uma viagem extensa ou apenas um intervalo sabático. No entanto, não é algo que o impeça de ser contratado.

Se forem apenas alguns meses, pode contorná-lo utilizando apenas anos para cada trabalho no seu CV, em vez de meses e anos. Quando não teve um emprego durante um ano ou mais, pode deixar as datas como estão no CV. Depois, explique brevemente esse intervalo numa breve carta de apresentação.

Se a sua experiência corresponder à vaga, é improvável que um recrutador não o contacte. Quando o fizerem, poderá explicar brevemente esse intervalo.

Já tive anteriormente um trabalho extra: devo mencioná-lo?

Tudo no seu CV deve ser relevante para o trabalho a que se candidata. Se o seu trabalho extra incluir competências e experiência apresentados no anúncio de emprego, inclua-o – caso contrário, deixe-o de fora.

Quando já tem uma experiência razoável, os empregos secundários não são relevantes, a menos que tenha adquirido competências de valor. Por exemplo, se trabalhou como empregado de mesa a tempo parcial em alguma fase e está agora a candidatar-se a um gerente de restaurante, inclua-o. Isto mostra que sempre teve interesse na indústria alimentar e de bebidas.

No entanto, quando tem pouca ou nenhuma experiência de trabalho, é melhor mencionar todos os trabalhos secundários para mostrar que tem experiência no trabalho. Mesmo que a experiência de trabalho não corresponda, existem valências que aprendemos.

Conclusão

A sua formação, competências e experiência profissional são de primordial importância quando se trata de ser contratado, mas a forma como o apresenta é igualmente importante no início.

Particularmente hoje em dia, onde a maioria das respostas de trabalho são inicialmente analisadas por software de análise. O seu CV não pode ser uma "história" longa – deve ser um documento curto, preciso e profissional, que realce as suas capacidades.

Caso contrário, não terá uma entrevista e não será contratado.

Artigos relacionados

Mais de 112.872 utilizadores já criaram o seu CV

Com o CV maker, pode criar de forma rápida e fácil um CV profissional e distinto, em 15 minutos.

Crie o seu CV

Irá ter 65% mais probabilidade de obter emprego