Como fazer um curriculum vitae sem experiência? Os nossos conselhos para um CV perfeito

Acaba de terminar os seus estudos e quer entrar no mercado de trabalho? Tem medo de não ter experiência e de não encontrar um emprego? Não sabe escrever um CV sem ter experiência profissional? Não se preocupe. Embora a experiência seja uma parte importante de qualquer CV, não é essencial para encontrar trabalho, uma vez que os recrutadores também têm em conta outros aspetos, tais como a aptidão e as competências do candidato, de forma a oferecer-lhes um posto de trabalho. Mas para isso precisa de saber escrever um CV eficaz que seja claro, conciso, bem estruturado e que destaque as suas melhores qualidades. Na CVmaker ensinamos-lhe como redigir um CV sem experiência. Além disso, oferecemos-lhe o projeto e modelo de CV sem experiência, de forma a facilitar a criação do seu CV e a procura de um emprego.

Crie o seu curriculum vitae

Como fazer um bom CV sem ter experiência profissional

Quer tenha terminado a sua formação académica, não tenha estudos, ou tenha trabalhado sem contrato, pode não saber por onde começar quando se trata de escrever o seu CV para o enviar a empresas e encontrar um emprego. Pense que todos já se encontraram nesta mesma situação antes de entrarem no mercado de trabalho, pelo que não ter experiência não é obstáculo para encontrar trabalho.

O primeiro passo em qualquer candidatura a emprego é apresentar o seu CV à empresa. Pense que vai competir com muitos candidatos e que é possível que muitos deles já tenham experiência. Como tal, deve fazer o seu melhor para escrever o seu CV, não deixando nenhum detalhe para improvisar mais tarde e melhorar ao máximo a sua formação e competências. Existem muitas empresas que preferem contratar jovens porque sabem que os jovens estão ansiosos por aprender e desenvolver-se bem num novo emprego ou profissão. E é aqui que se podem obter mais oportunidades. Mas para que o seu CV seja atrativo para o recrutador tem de ser escrito na perfeição e saber transmitir tudo o que pode oferecer à empresa, para que se destaque do resto dos candidatos e chegue à fase seguinte, a entrevista de emprego.

Conselhos da CVmaker para fazer um CV sem experiência profissional

A dica mais importante é adaptar o seu CV ao trabalho específico para o qual se está a candidatar. Um dos erros mais comuns ao escrever um CV é escrever um modelo único e submetê-lo a todas as ofertas de emprego. Neste caso, o CV é impessoal e é pouco provável que atraia a atenção do recrutador. Se não apresenta qualquer experiência, tem de se esforçar um pouco mais. Faça alguma investigação sobre a empresa a que se vai candidatar, a sua atividade, volume de negócios, filosofia empresarial, etc.. Adicionalmente, é muito importante que preste muita atenção às funções que a empresa atribui ao cargo a que se candidata e as suas respetivas descrições. Com esta informação, redija o seu CV adaptando-o à empresa e ao cargo, destacando tudo o que pode oferecer em função da sua formação e das suas aptidões pessoais.

Destaque no seu CV tanto as suas hard skills, como as suas soft skills. As hard skills são os conhecimentos técnicos que adquiriu durante a sua formação académica ou o conhecimento prático no setor, bem como atividades extracurriculares, projetos escolares ou universitários, publicações ou ensaios. As hard skills incluem também o domínio de línguas, a utilização de computadores e programas informáticos, a utilização de maquinaria específica, etc. Por outro lado, as soft skills estão relacionadas com a sua personalidade, as suas relações interpessoais. Por exemplo: capacidade de liderança, aptidões de comunicação, aptidões sociais e de interação com as outras pessoas, capacidade de trabalho em equipa, atitude positiva, motivação, persuasão, saber trabalhar sob pressão, interesses, etc.

Cada vez é mais frequente que os recrutadores tenham em conta as soft skills dos candidatos, dado que a formação pode adquirir-se em qualquer momento, mas as aptidões pessoais não se aprendem. Como tal, analise quais são os seus pontos fortes e faça-os constar do seu CV. Acredite ou não, se as suas aptidões pessoais forem adaptadas à função que o trabalho exige, terá muitas oportunidades de o conseguir (por exemplo, se for sociável, tem capacidades de persuasão e capacidade de comunicar, será muito fácil de encontrar uma posição comercial, mesmo que não tenha experiência).

Tente manter-se informado sobre as últimas novidades do setor de trabalho que lhe interessa e reflita esses conhecimentos no seu CV.

Acompanhe sempre ao CV uma carta de apresentação, com a devida motivação, explicando o que pode acrescentar à empresa e o motivo pelo qual pretende este emprego.

Dado que carece de experiência, é importante que, para além da carta de apresentação, forneça também algumas cartas de referência ou de recomendação profissional. Pode pedir uma carta de referência a um professor ou à empresa onde tenha feito um estágio, caso aplicável. Através desta carta, o recrutador saberá que o candidato é adequado para o trabalho a que se candidata e, em qualquer caso, fará com que se destaque de outros candidatos cujo CV não seja tão completo.

Um aspeto fundamental num CV sem experiência é não tentar preenchê-lo com muitas frases que não fornecem qualquer tipo de informação. Evite toda a informação supérflua. O CV deve ser claro, conciso e direto, caso contrário o recrutador pode aborrecer-se a ler longos parágrafos que não oferecem qualquer informação e rejeitá-lo como candidato.

Nunca minta nos dados que apresenta no seu CV, pois estes poderão ser utilizados contra si se for à entrevista de emprego e tiver fornecido informações que não correspondem à realidade (por exemplo, se tiver um nível básico de inglês, não pode dizer que tem um domínio perfeito do mesmo).

Crie o seu curriculum vitae

Exemplo de CV sem experiência

Na CVmaker oferecemos-lhe este modelo para que possa criar o seu CV sem experiência. É muito importante que preste especial atenção à estrutura do CV, para que todas as informações sejam visíveis e claras para o recrutador num relance, evitando informações de preenchimento ou informações que não acrescentem qualquer tipo de valor ao cargo para o qual se está a candidatar.

Estrutura do CV sem experiência profissional

• Dados pessoais
Nesta secção tem de incluir o seu nome e apelido, a sua morada, o seu endereço de correio eletrónico e um número de telefone de contacto onde estará sempre disponível no caso de a empresa lhe ligar. É importante que o seu endereço eletrónico seja profissional, de forma a gerar confiança no recrutador, tente que este contenha o seu nome e apelido e não se esqueça de adicionar o endereço eletrónico da empresa aos seus contactos ou verificar frequentemente a pasta de spam para não perder nenhum e-mail que possa receber por parte da mesma.

Se tiver um perfil profissional, completo e atualizado, numa rede social como o LinkedIn pode também adicioná-lo nesta secção, bem como links para qualquer website ou blogue que tenha e que pertença ao sector da empresa em que se está a candidatar. Se o blog ou website for sobre outro tópico, é melhor omiti-lo.

Quanto à data do seu nascimento e estado civil, inclua-os apenas se esta informação for solicitada pela empresa na oferta de emprego, dessa forma evitará uma possível discriminação.

Pode incluir nesta secção uma breve referência aos seus objetivos profissionais (não mais do que um parágrafo de 5 frases). Aqui indicará quais são as suas expectativas profissionais para a posição específica e o que pode contribuir para a empresa.

• Experiência profissional
Este é o ponto mais difícil de completar num CV sem experiência. Aqui tem de incluir os estágios que fez na sua escola ou universidade, quer tenham sido obrigatórios ou voluntários. Pode também referir-se a quaisquer bolsas de estudo que tenha obtido (Séneca ou Erasmus) ou qualquer atividade de voluntariado relacionada com o trabalho para o qual se está a candidatar.

• Educação ou formação académica
Aqui tem de colocar as suas qualificações académicas. É suficiente incluir o grau de categoria mais elevada (por exemplo, se tiver um diploma universitário não tem de se referir aos seus estudos secundários). Se tiver formação adicional, tal como um mestrado ou um doutoramento, deve também incluí-la nesta secção. Se obteve excelentes notas na sua educação, se tem estado no topo da sua classe ou se tem uma matrícula, é também importante incluir esta informação.

A seguir tem de adicionar todos os cursos que frequentou, bem como todos os seminários e conferências a que assistiu relacionadas com a função a que se candidata. É preferível que coloque estes dados em ordem cronológica inversa, para que os cursos mais recentes surjam primeiro e a informação seja apresentada em ordem decrescente, até aos mais antigos. Desta forma, o recrutador pode ver os cursos mais atuais em que participou, uma vez que esta informação é a mais interessante para a empresa. Não se esqueça de incluir todos os detalhes dos cursos: Centro que deu o curso, horas, data de início e data de fim.

• Idiomas e formação contínua
Nesta secção tem de incluir os seus conhecimentos de idiomas, informática e competências técnicas. Em termos de idiomas, deve indicar o seu nível de conhecimentos: básico, intermédio ou avançado. Caso disponha de um diploma de uma escola de línguas, deve incluí-lo aqui, juntamente com a data em que frequentou o curso. É muito importante não mentir sobre o nível de competências linguísticas que possui, pois numa entrevista de emprego estará em evidência se disser que fala inglês fluente e ao chegar à mesma vier a revelar que apenas domina num nível básico.

Também deve colocar aqui os seus conhecimentos técnicos e informáticos, bem como as hard skills de que falámos anteriormente. Por exemplo: conhecimento e utilização de programa informáticos, como pack Office, folha de cálculo ou programas específicos de gestão, conhecimentos de programação informática ou outros conhecimentos técnicos que possa ter: manipulador de alimentos, manipulação de veículos ou maquinaria especial, etc. Tenha em conta que os conhecimentos que deve incluir são os que estão relacionados com o cargo a que se candidata, dado que os restantes não irão interessar ao recrutador.

• Interesses pessoais e conquistas
Nesta secção deve inserir os seus interesses e hobbies. Se pratica um desporto e ganhou uma competição, é aqui que o deve mencionar. Também pode destacar se viajou muito ou viveu um ano no estrangeiro e aprendeu a falar um idioma, mesmo que não tenha a qualificação correspondente. Além disso, é aqui que adicionará as suas competências transversais, que refletem a sua personalidade e realçam o seu perfil pessoal e os seus pontos fortes: competências sociais, competências de comunicação, competências persuasivas, capacidade de trabalhar em equipa, motivação, criatividade, capacidade de aprender rapidamente, flexibilidade, etc. Analise os seus pontos fortes e explique brevemente as suas hard skills, de uma forma fundamentada, mas utilizando apenas uma linha para cada um deles, evitando colocar informações de preenchimento ou supérfluas.

• Informação adicional
Nesta secção pode acrescentar qualquer coisa que considere relevante para o posto de trabalho, por exemplo: possibilidade de entrada imediata na empresa, horários de trabalho flexíveis, possibilidade de se juntar a uma filial noutra cidade, disponibilidade para viajar, etc..

• Por último, o CV deve ser assinado e datado. Não se esqueça de atualizar a data do seu CV de acordo com a data em que se candidata ao emprego. Um CV datado de há três ou quatro meses pode dar ao recrutador uma impressão muito má, bem como dar a impressão de que está estagnado e não está envolvido em formação contínua.

A carta de apresentação e as cartas de referência

Na CVmaker aconselhamos que caso apresente um CV sem experiência acrescente sempre uma carta de apresentação e uma carta de referência.

A carta de apresentação tem que estar redigida por si. Nesta dirigir-se-á à empresa e dir-lhe-á o motivo pelo qual lhe interessa o trabalho e o porque se considera o candidato ideal para a função em questão. Esta carta deve ser formal e suficientemente motivada para que o recrutador o veja como o candidato certo e, com isto, para o aprovar para uma segunda fase, a entrevista de emprego.

Dado que não tem experiência, é importante que, para além da sua carta de apresentação, anexe também ao seu CV e várias cartas de referência. Pode recorrer aos seus professores, às empresas onde fez um estágio ou às pessoas encarregadas por qualquer atividade de voluntariado. Esta carta deve ser escrita por eles e deve incluir as atividades que realizou e o que conseguiu, bem como a sua atitude em relação ao trabalho e os aspetos mais positivos da sua personalidade. A carta deve conter um número de telefone de contacto ou endereço eletrónico da pessoa que assina a carta, caso o recrutador sinta necessidade de recolher mais informações sobre si.

Conselhos finais para redigir o CV sem experiência perfeito

• Preste muita atenção aos detalhes para que o seu CV seja perfeito. Escolha um papel com boa gramagem e evite qualquer tipo de mancha ou ruga no CV, pois isto pode ser uma razão para o recrutador desconsiderá-lo imediatamente.

• Tenha muito cuidado com erros ortográficos, um CV com erros ortográficos é também completamente descartado, não importa quão bom seja o seu conteúdo.

• Optar por uma fonte formal e sóbria para o texto do CV, que não seja nem demasiado grande nem demasiado pequena. Não tente atrair a atenção neste aspeto e concentre-se em cuidar do conteúdo do CV, que é o que interessa para o recrutador.

• Utilize sempre no seu CV uma linguagem formal e profissional.

• Evite frases de preenchimento e informação irrelevante. Concentre-se nos factos que são importantes para a empresa e na forma como pode enquadrar-se no trabalho e destacar outras competências e capacidades complementares que o tornam no candidato ideal.

• Redija o CV por ordem cronológica inversa, de forma a que o recrutador possa ver primeiro os últimos cursos, formações ou estágios realizados.

• Seja claro, conciso e direto. Um CV perfeito nunca é mais longo do que duas páginas. No seu caso, se não tem experiência, mesmo que seja apenas uma página, também é correto. Se seguir estas dicas, achará muito fácil fazer um CV sem experiência com um perfil profissional que se destaque do resto dos candidatos. Para o ajudar na sua tarefa, no CVmaker pomos à sua disposição inúmeros exemplos de CV e modelos de carta de apresentação para que redija um CV perfeito e profissional, com o qual obterá o trabalho que deseja.

Crie o seu curriculum vitae

Artigos relacionados

Mais de 112.872 utilizadores já criaram o seu CV

Com o CV maker, pode criar de forma rápida e fácil um CV profissional e distinto, em 15 minutos.

Crie o seu CV

Irá ter 65% mais probabilidade de obter emprego