Assim se cria um CV moderno! Consulte os nossos exemplos, conselhos e modelos

No passado, um currículo costumava ser uma simples lista de informações pessoais, experiência profissional e referências, hoje em dia é muito mais do que isso. Os empregadores procuram algo que o distinga – qual é a sua personalidade, qual é o seu estilo de vida e quais as qualidades modernas que tem em casa? Regras claras e rigorosas dão lugar à originalidade e à criatividade. Como aproveitar ao máximo o espaço no seu CV moderno? Que informações procuram os empregadores e como assegurar que o seu CV se destaca imediatamente? Temos todo o prazer em ajudá-lo com estas dicas úteis para um CV moderno!

Modelo de CV moderno – Modelo Stanford

cv exemplo marketing

Faça o download deste exemplo

Crie o seu curriculum vitae

1. Inicie com o seu perfil pessoal

Os recrutadores e empregadores querem ver de forma rápida e fácil o que tem para oferecer. Por essa razão é muito importante adicionar um perfil pessoal ao seu curriculum vitae. Utilize o primeiro parágrafo do seu CV moderno para isto, desta forma será lido imediatamente o que tem para oferecer. Um perfil pessoal é, assim, um breve resumo do seu CV: que qualidades tem para oferecer, que experiência tem e qual é a sua situação pessoal? Em cerca de cinco linhas tem de convencer um potencial empregador de que é um candidato interessante. Quer causar uma boa impressão? Ajuste um pouco o seu perfil pessoal, dependendo da empresa a que se está a candidatar. Desta forma, um empregador pode ver imediatamente que realizou a sua pesquisa.

Que elementos não devem faltar no seu perfil pessoal:

  • Que experiência tem? Refira formações, projetos e empregos relevantes.
  • Qual é a sua situação? Talvez tenha acabado de se formar, tenha feito uma mudança de carreira ou esteja à procura de um emprego mais desafiante.
  • Que qualidades tem? Indique como se distingue dos outros e dê exemplos concretos.
  • Quais são os seus objetivos? Está à procura de oportunidades de carreira ou pretende especializar-se?

2. Utilize modelos de CV modernos

A aparência é importante, mesmo quando se trata do seu CV. Ninguém gosta de uma folha A4 branca com letras negras em Times New Roman, nem mesmo os empregadores. Torne o seu CV muito mais apelativo utilizando um modelo moderno com imagens elegantes, um pouco de cor e um design único. É uma excelente forma de se destacar, mas também de chamar a atenção de um empregador ou de um recrutador. Mostra também que está disposto a dedicar tempo e atenção ao seu trabalho, sem descurar nenhum detalhe.

Não é bom com software de elaboração de documentos e tem dificuldade em criar o seu currículo moderno de forma criativa? Não há problema, utilize modelos modernos de CV. Estes designs formam a base perfeita para o seu CV, basta introduzir a sua informação. Desta forma, destacar-se-á com um currículo moderno sem ter de usar o InDesign ou PhotoShop. Curioso sobre as possibilidades? No CVmaker encontrará inúmeros modelos de curriculum vitae modernos, chamativos e profissionais.

3. Utilize um design eficiente

Encontrou um modelo moderno de CV, mas agora ainda precisa de completar o seu currículo. Os currículos tradicionais foram sempre construídos por ordem cronológica. Isso significa que a sua experiência de trabalho mais recente estará sempre no topo. Depois enumera todos os seus outros trabalhos, o primeiro será apresentado na parte inferior. O mesmo se aplica aos cursos e projetos em que tenha trabalhado. A vantagem deste sistema é que os empregadores veem exatamente como se desenvolveu, mas a desvantagem é que leva muito tempo a encontrar a experiência profissional mais relevante. Tempo é dinheiro, por isso pode ser feito de forma mais eficiente.

É por isso que é recomendável construir um CV moderno baseado na relevância. Já frequentou alguma formação ou cursos perfeitamente adequados à vaga? Então nomeie-os em primeiro lugar, mesmo que posteriormente tenha seguido outros cursos. O mesmo se aplica à sua experiência de trabalho. Desta forma, o empregador pode ver imediatamente que experiência relevante tem e o quão adequada é para o trabalho em questão. Por conseguinte, é sempre importante adaptar a ordem do seu CV à vaga a que se candidata, o que só aumentará as suas hipóteses!

Crie o seu curriculum vitae

4. Adicione sempre uma foto profissional.

Uma imagem vale por mil palavras, por isso um currículo moderno não pode existir sem uma fotografia. Recrutadores e empregadores simplesmente lembram-se melhor dos rostos do que dos nomes. Não envie um documento separado com uma foto, incorpore a foto no design do seu currículo. De preferência, coloque-a no topo da página, para que o seu rosto seja imediata e claramente visível. Não é recomendável uma fotografia de grupo ou de férias. Invista no seu futuro e tenha algumas fotos profissionais tiradas por um fotógrafo experiente. Um profissional sabe exatamente como mostrar o melhor de si numa fotografia.

Que requisitos deve cumprir uma foto profissional?

  • De preferência, utilize uma fotografia tipo passe. Corte uma imagem de maior dimensão, caso necessário
  • Deve ter o tamanho de uma fotografia do tamanho de passaporte.
  • Utilize roupa apropriada para a posição, seja casual ou formal.
  • Coloque em frente de um fundo neutro, por exemplo, uma parede branca
  • Sorria educadamente para a câmara, mas não force demasiado.

5. Elimine a informação antiquada ou irrelevante

Menos é mais, especialmente quando se trata de um currículo. Algumas pessoas pensam que impressionam com um currículo de três páginas que está repleto de inúmeros cursos, projetos e trabalhos secundários. Na prática, isto é dececionante, porque um empregador quer ver que experiência relevante tem para o cargo em questão. Está a candidatar-se a uma agência de marketing? Então não é interessante ler que uma vez teve um trabalho secundário como repositor de inventário. Concentre-se nas coisas que importam neste momento e não tenha medo de puxar algumas aqui e ali. Na verdade, o currículo perfeito não tem mais do que uma página!

É também importante ter uma visão crítica da sua formação, cursos e certificados. Nos anos noventa, por exemplo, ainda era uma vantagem ter feito um curso de dactilografia, ao passo que hoje em dia isso está antiquado e desatualizado. Por conseguinte, é melhor omitir esta informação. Isto também se aplica aos certificados que já não são válidos. Já fez um curso para trabalhar com software que já não está a ser utilizado? Remova essa informação do seu currículo. Desta forma, só dá aos recrutadores a informação que lhes é realmente útil e evita fazer com que o seu currículo pareça obsoleto e pesado.

6. Pense cuidadosamente nas suas qualidades e aptidões

A experiência laboral e formação anterior dizem algo sobre as suas aptidões, mas não tudo. Por conseguinte, é importante voltar a colocar as suas qualidades e competências no centro das atenções. Faça-o numa secção separada na qual destaque um máximo de cinco qualidades pessoais. Seja breve e relevante. Pense cuidadosamente sobre a posição a que se candidata – que competências precisa para fazer este trabalho que já apresenta? Se assim for, enfatize-os novamente e dê exemplos concretos.

Nesta parte do seu currículo, é importante distinguir entre competências duras e competências brandas. As competências difíceis são mensuráveis, competências concretas que possui, tais como conhecimentos de determinado software, experiência com equipamento específico, ou a capacidade de falar um idioma estrangeiro. As competências transversais são mais dificilmente mensuráveis, mas igualmente importantes. Estas são as qualidades pessoais que fazem de si um grande trabalhador, tais como flexibilidade, boa comunicação, ser um team player, ou pensar na resolução de problemas. Nomeie tanto as hard skills como as soft skills.

7. Otimize o seu CV para o mundo digital

Geralmente, as candidaturas a trabalhos são feitas digitalmente. Isto significa que um empregador ou recrutador é provável que veja o seu currículo num ecrã de computador, num tablet ou mesmo no seu telefone. Como resultado, muitas vezes apenas dois terços do seu currículo são visíveis no ecrã do leitor. Tenha isto em mente, colocando as informações mais importantes no topo do seu currículo. Desta forma, convida o leitor a deslocar-se para baixo de forma a obter mais informações.

Curioso sobre o aspeto do seu currículo digital num ecrã? Posteriormente, envie o documento para o seu próprio computador portátil, tablet ou telefone e veja quanto do seu CV é visível. Perde-se informação relevante ou a maior parte do ecrã é ocupada por uma fotografia ou desenho gráfico? Então ajuste o layout do seu currículo e teste-o novamente. Quer ter a certeza absoluta de que o seu currículo vai ficar bem no mundo digital? Pode enviar o documento a amigos ou familiares que tenham outros telefones e dispositivos para que possam verificar se o seu CV é sempre apresentado da melhor forma.

Artigos relacionados

Mais de 112.872 utilizadores já criaram o seu CV

Com o CV maker, pode criar de forma rápida e fácil um CV profissional e distinto, em 15 minutos.

Crie o seu CV

Irá ter 65% mais probabilidade de obter emprego