Crie um CV de Enfermagem vencedor – eis como fazê-lo!

As competências de enfermagem são muito procuradas, mas quer encontrar o trabalho certo para si. Elaborar um currículo de enfermagem excecional é um começo essencial para o sucesso na carreira e para encontrar o trabalho certo.

Quer tenha acabado de se qualificar ou seja um veterano do setor, provavelmente não tem muito tempo livre para se concentrar em escrever um CV vencedor. Por mais simples que possa parecer, muitas pessoas não sabem como escrever um CV de enfermagem e acabam por ser ignoradas por trabalhos que adorariam ter.

Este artigo guia-o/a exatamente sobre como se apresentar perante os empregadores de uma forma que realce as suas competências e lhes diga o que tem para oferecer. Inclui também um modelo de CV de enfermagem.

Exemplo de CV – Enfermeiro/a

Exemplo de CV – Enfermeiro/a

Descarregue este exemplo de CV de Enfermeiro/a

Criar um CV profissional

Pode ver neste modelo de CV como Jo inteligentemente deixa o leitor saber que está à procura de uma carreira na medicina aguda e crónica. Ela faz um levantamento claro e conciso das responsabilidades diárias da sua carreira. Uma vista de olhos rápida ao CV bem delineado diz-lhe imediatamente que ela é uma enfermeira experiente. Jo escolheu o modelo Stanford em cor-de-rosa, uma cor de compaixão, o que lhe permite fazer sobressair as suas competências. Além disso, este modelo dá-lhe a opção de incluir uma imagem profissional.

Planear o básico

Todos os bons projetos necessitam de planeamento antecipado, e é assim que se deve abordar a elaboração de um CV.

Veja-o como um projeto que recebe o que tem para oferecer no papel com a maior precisão possível, para que o leitor o conheça apenas através da digitalização.

Qualquer bom CV começa com um CV principal que é um documento abrangente que cobre toda a sua formação, registos profissionais e histórico de empregos.

O documento deve –

  • Fluir e ser lógico, de fácil leitura, com um tipo de letra preta simples sobre fundo branco e sem erros
  • Estar bem-apresentado, bem organizado, bem espaçado e profissional
  • Começar com o seu emprego mais recente ou atual até ao seu primeiro emprego
  • Listar a educação e qualificações da mesma forma
  • Incluir tanto as soft skills como as hard skills
  • Incluir detalhes de referência precisos sobre cada trabalho ou função

Dispense algum tempo a preparar o seu CV principal, pois este constitui a base de todas as futuras candidaturas de emprego, uma vez que se encontre concluído.

Porquê fazer um CV principal de enfermagem? Em última análise, para poupar tempo e apresentar-se sempre da melhor maneira possível. Uma vez que tenha toda a informação com precisão num só lugar do princípio ao fim, nunca mais terá de o fazer, e tudo o que é necessário é atualizá-la anualmente.

Não inclua uma declaração pessoal de CV de enfermagem no seu CV principal. Cada declaração pessoal e carta de apresentação deve ser única e escrita apenas para o emprego a que se candidata. Além disso, nós mudamos e evoluímos – uma declaração pessoal de enfermagem que parecia boa há alguns anos atrás provavelmente não serve hoje.

Aplicar o mesmo raciocínio às cartas de apresentação – nunca utilize um documento genérico para todas as candidaturas. O seu CV principal pode ser tão longo quanto for necessário. Não deixe de incluir todos os títulos de emprego, todas as responsabilidades e quaisquer realizações em cada função. Obviamente, isto será demorado, mas é essencial para um sucesso futuro.

Enquanto escreve o seu CV principal, faça cópias de todas as qualificações relevantes, prémios, cartas de referência e tudo o mais que for importante. Guarde tudo junto num ficheiro seguro com o seu CV e guarde-o onde possa aceder facilmente.

Não se esqueça de rever e editar cuidadosamente o seu CV principal, para que este se encontre livre de erros. Se possível, peça a outra pessoa para o verificar também por erros. Não quer erros gramaticais básicos que atrasem os leitores.

Inclua as suas competências de enfermagem

A enfermagem é um trabalho exigente e variado, e não se deve ignorar nenhuma das suas competências, seja ela soft skill ou hard skill.

Para além dos vastos conhecimentos médicos, os enfermeiros precisam de desempenhar o seu papel, também precisam de ter competências transversais que se inclinem para a inteligência emocional. A tecnologia é um aspeto vital da medicina, por isso, a enfermagem também se tornou muito especializada em tecnologia.

As suas competências podem não ser tão aparentes para si porque as utiliza diariamente. Tire tempo para descobrir o que faz e quais são as competências necessárias para fazer o seu trabalho da melhor forma possível.

As soft skills provavelmente são menos claras, portanto, aqui ficam uns exemplos –

Hard skills

  • Avaliação dos pacientes
  • Avaliação de sinais vitais
  • Cuidados aos doentes
  • Controlo de infeções
  • Terapia intravenosa
  • Cateterização
  • Gestão da dor
  • Recolha de análises e recolha de sangue
  • Desenvolver planos de cuidados
  • Nutrição dos pacientes
  • Educação do paciente e da família
  • Suporte básico de vida
  • Ressuscitação cardiopulmonar

Soft skills

  • Trabalho de equipa
  • Cuidados
  • Tomada de decisões
  • Compaixão
  • Trabalho sob pressão
  • Coragem
  • Empatia
  • Comunicação
  • Gestão do tempo
  • Compromisso
  • Competência
  • Pensamento crítico

Declaração pessoal para um/a enfermeiro/a

Não tenha pressa em escrever a sua declaração pessoal. Seja honesto e escreva do seu coração, dizendo ao leitor porque escolheu enfermagem, que qualificações tem e porque é que o seu trabalho lhe agrada.

Esta é a sua oportunidade de se destacar de outros currículos, uma vez que todos terão qualificações e experiência semelhantes. Escreva num tom pessoal, conversativo, mas mesmo assim mantenha-o profissional. Quer que o leitor veja a pessoa por detrás do CV quando terminar de ler.

Uma declaração pessoal pode ser tão pequena quanto 500 palavras, mas tente não exceder as 1000 palavras, por isso não ocupe demasiado espaço com a mesma ou inclua informação irrelevante.

Se quiser incluir hobbies e interesses, certifique-se de incluir apenas aqueles relevantes para o trabalho. Por exemplo, se for voluntário num lar ou num banco alimentar. Também pode ter hobbies relacionados com desporto, mas mantenha-os breves.

Aqui está um exemplo -

"Quando eu era criança, o meu irmão mais velho foi diagnosticado com cancro. Foi um diagnóstico chocante que afetou toda a nossa família. Todos tentámos ajudá-lo o mais possível, mas vi que a sua enfermeira teve um verdadeiro impacto na sua recuperação.

Era ela que o podia acalmar após sessões de quimioterapia e que era a principal responsável por o orientar durante os meses difíceis de tratamento. Era como se ela soubesse instintivamente o que fazer em cada situação, e sempre de forma tão calma e atenciosa.

O seu cancro entrou em remissão e ele recuperou a sua vida. A sua enfermeira tornou-se a minha heroína! Foi aí que decidi que sabia o que queria fazer para o resto da minha vida. 

O meu sonho realizou-se quando em 2004, depois do A-Levels, fui aceite como enfermeira auxiliar nos Hospitais da Universidade de Nottingham NHS Trust Ropewalk House, um centro que lida com tratamentos ambulatórios.

Lá trabalhei com muitos pacientes que tinham doenças crónicas, e cheguei a compreender as suas condições, tratamentos, experiências e prognósticos. Tive também o privilégio de trabalhar com uma equipa médica altamente qualificada que me encorajou e me ensinou imenso.

De lá, mudei-me para os cuidados de emergência nos Hospitais da Universidade de Nottingham NHS Trust Queen's Medical Centre, que se ocupa de medicina de emergência. Foi uma mudança completa de ambiente e uma curva de aprendizagem gigante, onde aprendi muito mais sobre os cuidados a pacientes e o tratamento de emergências.

Mais uma vez, estava rodeada de especialistas da área que, de bom grado, me transmitiram os seus conhecimentos e perícia. Foi aqui que acabei por perceber como é crucial manter a calma e a concentração na enfermagem.

A minha próxima mudança (e trabalho atual) foi para os Hospitais da Universidade de Nottingham NHS Trust Queen's Medical Centre, onde tratamos pacientes com condições agudas e crónicas.

No meu tempo aqui, cresci tremendamente, não só como enfermeira mas também como pessoa. Trabalhar diretamente com a fragilidade da vida humana tornou-me mais sábia e mais compassiva. Também vi como é essencial oferecer amabilidade e apoio à família de doentes crónicos e muitas vezes terminais.

Encontrei definitivamente a minha vocação e quero progredir no tratamento de pacientes com doenças crónicas.

Esta é a razão pela qual quero candidatar-me ao cargo que anunciaram. Sei que tenho a experiência de que necessitam, mas também estou ansiosa por expandir a minha experiência ao tratamento dos vários cancros em particular.  Trabalhar numa ala de oncologia dar-me-á a experiência prática de que preciso para analisar as diferentes linhas de estudo que pretendo fazer.

Finalmente, sou voluntária no nosso banco alimentar local e membro de um clube de atletismo. Até agora, completei três maratonas, e estou atualmente a treinar para a maratona de Londres do próximo ano.

Tenho as competências, qualificações, aptidão física e força mental para lidar com um papel vital como este, e sei que posso contribuir para o tratamento, cuidados e bem-estar dos doentes oncológicos."

Como é que uma declaração pessoal difere de um perfil?

Um perfil de CV é uma breve declaração que está incluída no início do seu CV. Pode querer reescrevê-lo sempre ou incluí-lo com o seu CV principal. Se o fizer, lembre-se de o atualizar regularmente.

Aqui fica um exemplo –

"Uma enfermeira compassiva, motivada e entusiasta que assegurará sempre os melhores cuidados aos seus pacientes. Tenho formação e experiência no trabalho com doentes com cuidados agudos e crónicos e cuidados médicos de emergência. Tenho um diploma de enfermagem avançado e referências para confirmar as minhas competências e experiência. Pretendo aprofundar os meus estudos no tratamento de doentes com doenças agudas e crónicas."

Como utilizar o seu CV principal

Uma vez que o seu CV principal se encontre completo, pode candidatar-se rapidamente e ter a certeza de que não omitirá nenhum detalhe importante.

Quando vir um emprego para o qual gostaria de se candidatar, leia-o com muito cuidado, anotando os principais requisitos. Muitas vezes os empregadores utilizam palavras-chave na descrição do emprego para analisar as candidaturas.

A análise é uma forma de separar os candidatos adequados dos restantes. Se o seu CV de enfermagem acabar com os "restantes", não voltará a ouvir uma palavra a não ser uma mensagem de recusa padrão educada.

A melhor maneira de identificar palavras-chave num anúncio de emprego é olhar para o título do mesmo e depois dar uma vista de olhos nas responsabilidades do cargo por palavras que se relacionem diretamente. Por exemplo, se estiver a candidatar-se a um emprego de enfermeira de bloco operatório, este constará do título do emprego. As funções conterão palavras relacionadas, tais como cirurgia, cirúrgico, bloco operatório, operações, pré-operatórias, pós-operatórias, etc.

O seu próximo passo é condensar o seu CV principal num currículo de enfermagem completo que seja detetado por parte do software de análise e chame imediatamente a atenção do leitor. Consegue-o, extraindo informações relevantes e cruciais do seu CV principal e transferindo-as para um CV de enfermagem adaptado para o trabalho específico.

Escrever uma declaração pessoal e uma carta de apresentação de cada vez permite-lhe utilizar palavras-chave e pensar sobre o porquê de querer o trabalho. Os recrutadores reconhecem imediatamente uma resposta normalizada geral e depois não se dão ao trabalho de a ler.

É vital saber que os recrutadores gastam apenas segundos em cada candidatura antes de avançarem, pois procuram informações exatas. Se não a virem, não leem mais. A colocação de palavras-chave pertinentes na sua candidatura desde o início faz com que os recrutadores continuem a lê-la. Também lhes transmite a ideia de que leu o anúncio de emprego minuciosamente e que não é uma perda de tempo.

Existem algumas regras para currículos de enfermagem personalizados –

  • Manter o mesmo formato claro e conciso a preto e branco do CV principal
  • O comprimento é importante, por isso não exceda 2 a 3 páginas
  • Torná-lo relevante apenas para o trabalho em questão
  • Manter a linguagem positiva, pró-ativa e de fácil leitura
  • Escrever uma nova declaração pessoal para cada candidatura a um emprego
  • Cada carta de apresentação deve ser única para cada candidatura
  • Verificar cuidadosamente a ortografia, datas e sequência
  • Não incluir detalhes de contacto das suas referências – em vez disso, apenas coloque o seu nome e papel e dê detalhes de contacto mediante pedido
  • Também inclua a nota – um CV detalhado encontra-se disponível sob pedido

Criar um CV profissional

Em suma

Conseguir o emprego de enfermagem dos seus sonhos está nas suas mãos, porque, como sabemos, colhemos sempre os frutos daquilo que semeamos. Passar tempo a planear antecipadamente e a compilar um currículo de enfermagem de excelência é investir no seu futuro.

Aqui estão os pontos-chave para escrever um CV de enfermagem perfeito –

  • Passar tempo a elaborar um CV principal abrangente
  • Guarde o seu CV principal e todos os documentos relevantes num ficheiro seguro e facilmente acessível
  • Leia cuidadosamente as vagas de emprego e capte as palavras-chave
  • Compile um CV resumido a partir do seu CV principal, utilizando apenas informações relevantes para o cargo
  • Escreva uma declaração pessoal otimista no CV centrada nos requisitos do cargo
  • Assegure-se de que a sua declaração pessoal oferece soluções
  • Escreva uma carta de apresentação única que diga brevemente ao leitor quem você é e o que oferece

Quando enviar a sua candidatura –

  • Envie sempre o seu CV personalizado e carta de apresentação em formato pdf
  • Não envie quaisquer outros documentos a não ser que seja especificado como essencial
  • Verifique se os seus dados de contacto são fáceis de encontrar no CV e na carta de apresentação
  • Não inclua referências com uma candidatura inicial

Artigos relacionados

Mais de 112.872 utilizadores já criaram o seu CV

Com o CV maker, pode criar de forma rápida e fácil um CV profissional e distinto, em 15 minutos.

Crie o seu CV

Irá ter 65% mais probabilidade de obter emprego