Como fazer o melhor CV para o setor retalhista? Consulte as nossas dicas e exemplos!

O sector retalhista está a crescer rapidamente, o que significa que atrai um grande número de pessoas à procura de emprego. Esta indústria tem poucas barreiras à entrada e pode empregar pessoas com uma educação formal mínima, desde que consigam provar as suas competências. Se quiser avançar num processo, a sua candidatura deve deixar uma boa impressão. Isso significa que não é uma opção obter apresentar o seu CV de forma incorreta. Felizmente para si, este guia pode ajudá-lo a formatar o seu currículo de forma a destacar-se e obter uma entrevista no setor retalhista.

cv retalhista

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Como se escreve um CV para um emprego no setor retalhista?

Os empregos de retalho são empregos de mão-de-obra intensiva e de elevada pressão com amplas responsabilidades. É preciso estar de pé todo o dia a ajudar os clientes e é também necessário ser eficiente no armazenamento e equilíbrio das gavetas. Os empregadores estão sempre atentos a candidatos que sejam adaptáveis, organizados e com diversas competências. Portanto, se quiser destacar-se dos seus pares, o seu CV deve ser impressionante. Destacar as suas competências que são relevantes para o trabalho a que se candidata confere-lhe uma vantagem. Mesmo sem experiência prévia, as suas capacidades podem conseguir que obtenha uma entrevista porque mostram a sua aptidão para o cargo. Deve pensar nas competências que detém e que podem acrescentar valor à empresa e incluí-las no seu currículo.

Empregos comuns na indústria do retalho

Tal como outros setores em rápido crescimento, o setor do retalho tem numerosas oportunidades de emprego, desde contratações sazonais a empregados permanentes. A candidatura a qualquer um dos seguintes empregos pode ser o seu ponto de entrada ou outro marco na sua carreira no setor do retalho:

Associado de vendas a retalho

As lojas de venda a retalho tradicionais precisam de mãos no pessoal de balcão que aumentem as suas vendas. Os associados de vendas a retalho lidam diretamente com os clientes, ajudando-os a fazer compras. São também responsáveis por manter a limpeza na loja, armazenar bens, e consultar os clientes. Quando existem encomendas recebidas, os associados de vendas gerem o inventário. Asseguram o bom funcionamento do negócio, e têm um papel no aumento das vendas na loja.

Representante do serviço de atendimento ao cliente

À medida que os clientes aumentam, existirá maior necessidades dos clientes a satisfazer. Um representante de serviço de atendimento ao cliente gere chamadas telefónicas, gere programas de chat na Internet, responde a e-mails e dá respostas às questões dos clientes em plataformas de redes sociais. Também tratam de reclamações e seguimento de mercadorias devolvidas e reembolsos. Os clientes com problemas são frequentemente impacientes e podem ser indelicados. Como tal, o trabalho requer alguém com paciência e excecional capacidade de resolução de problemas.

Caixa

Quando existe um afluxo de clientes, as lojas necessitam de caixas adicionais para acelerar o processo de compra. No entanto, os caixas fazem mais do que aceitar pagamentos. Ajudam os clientes nas devoluções e troca de produtos. Também informam os clientes sobre a disponibilidade de promoções e sistemas de recompensa. Registam o dinheiro recebido e equilibram a entrada e saída de dinheiro.

Gestor de loja

As grandes lojas de retalho requerem um gestor para monitorizar as atividades e assegurar que tudo está a correr bem. O gestor também pode ser responsável pelos colaboradores, orçamentos e conformidade com os regulamentos de segurança e políticas operacionais. Eles representam os interesses do proprietário no negócio. Ser um gestor de loja requer uma forte liderança e competências interpessoais para organizar os recursos empresariais e assegurar a rentabilidade.

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O que deve incluir no CV?

Antes de começar a redigir o seu currículo, precisa de escolher um formato. Antes de se estabelecer num formato específico, determine se tem experiência de trabalho suficiente para o trabalho. Se for novo no setor com pouca experiência de trabalho, um CV baseado em competências ajudá-lo-á a obter uma entrevista. No entanto, se estiver à procura de uma promoção e tiver experiência profissional adequada, opte pelo formato inverso ao cronológico. A base do seu currículo deve incluir o seguinte:

1. Informações pessoais 

É vital fornecer informações de contacto, incluindo o seu endereço atual, caso o responsável pelo recrutamento deseje contactá-lo. Certifique-se de que os seus dados pessoais se encontram no topo para facilitar a sua leitura.

2. Resumo pessoal

É um resumo das suas melhores competências, realizações e pontos que o “vendem”. O resumo pode também incluir as suas aspirações para a candidatura ao emprego. O resumo pessoal é a parte mais crucial do seu currículo porque destaca a sua personalidade.

3. Experiência profissional

Liste o seu historial de emprego por ordem inversa, o que significa que o seu emprego recente será o primeiro. Para além de declarar as suas responsabilidades, inclua as suas realizações significativas. Por exemplo, talvez tenha liderado uma remodelação que aumentou as suas vendas em 20%. No entanto, se mencionar realizações, assegure-se de explicar o seu papel para as alcançar.

4. Formação 

 Deve listar os seus antecedentes e realizações educativas dignas de menção. Se tiver um historial profissional mínimo, deve mencionar as suas qualificações antes da experiência profissional. Qualquer outro curso profissional deve também ser mencionado, estes mostram que está interessado no desenvolvimento pessoal.

5. Aptidões e competências

As suas aptidões são dignas de menção se forem relevantes para o trabalho que procura. Mesmo que não tenha experiência profissional, aptidões e competências bem explicadas podem dar-lhe uma entrevista.

6. Interesses pessoais

Os hobbies e interesses destinam-se a quebrar o gelo durante as entrevistas, mas são opcionais. Se não tiver nenhum hobby excitante que valha a pena incluir no seu currículo, salte essa parte.

Como deve redigir um resumo pessoal perfeito?

Um resumo pessoal é um argumento de venda e uma vez que os empregadores se encontram interessados na sua atitude, necessita de retratar a sua personalidade. Não se trata das suas experiências, mas do impacto que pode causar se for contratado. Utilize exemplos concretos e adapte a sua ambição à visão e objetivos da empresa. O objetivo é captar algumas competências no anúncio de emprego e chamar a atenção do recrutador. Escrever que é bom sem quantificar as suas realizações fará com que o seu currículo seja vago.

Aqui estão alguns exemplos:

Exemplo 1: "Com mais de três anos de experiência, sou um dedicado representante de serviço ao cliente, energizado pelo ambiente de trabalho acelerado. Conhecido por ajudar uma média de 40 clientes por dia e que procura tirar partido das suas capacidades interpessoais numa posição de liderança."

Exemplo 2: "Associado de vendas experiente com uma paixão pela assistência aos clientes. Orientado e dedicado a proporcionar uma excelente experiência de compras."

Exemplo 3: "Assistente de vendas proactivo e focado no cliente com mais de dois anos de experiência. Conhecido por um excelente serviço ao cliente, trabalho de equipa e histórico comprovado de aumento de receitas através de upselling."

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Quais são as aptidões ou competências importantes a mencionar nos trabalhos do setor retalhista?

Os responsáveis pelo recrutamento apreciam a relevância. Dessa forma, como identificar competências relevantes para o seu CV? Elabore uma lista das competências na oferta de emprego e faça uma verificação cruzada com as competências que detém. Algumas das competências necessárias para empregos no setor do retalho incluem:

  • Competências de inventário: Trabalhar no comércio a retalho requer prateleiras de armazenamento e garantir que os produtos se encontram nos lugares certos. Deve também monitorizar os níveis de inventário desde as montras até aos produtos nas prateleiras.
  • Competências de TI: É necessário estar familiarizado com computadores, registos eletrónicos, e sistemas de vendas. Os conhecimentos em sistemas de informação de gestão podem também ser úteis na gestão das tendências de compra. Deve também ser eficiente na análise de dados de encomendas online de forma a aumentar as vendas.
  • Competências de marketing: Deve saber como persuadir e convencer os clientes a comprar um produto. Deve ser capaz de adaptar a sua mensagem ao seu público e persuadi-los a tomar medidas.
  • Competências de organização: Como trabalhador no setor do retalho, terá imensas atividades a fazer, incluindo a arrumação das prateleiras, orientação de clientes, ilustração de produtos, e organização de montras. Como tal, necessita de ser bom a realizar multitarefas e estar organizado para garantir que tudo corre de acordo com o planeado.

Como se pode fazer sobressair perante outros candidatos?

  • Utilize um esquema de CV claro e conciso: O seu currículo deve ser claro e fácil de ler no ecrã e em papel. Por conseguinte, evite essas fontes e cores extravagantes; o preto e branco transmitirá melhor a mensagem. Deve também ser breve e manter o documento em duas páginas, uma vez que o recrutador tem alguns segundos para folhear o CV.
  • Evite lacunas no currículo: Assegure-se de que todas as suas datas se encontram ligadas ao seu histórico de emprego. Deve explicar as lacunas para evitar conclusões erradas. Se estava desempregado, destaque os cursos de competências e desenvolvimento profissional que frequentou durante esse período.
  • Adeque o CV à vaga de emprego: Faça corresponder as competências às responsabilidades no trabalho anunciado. Atualmente é fácil personalizar o seu currículo, uma vez que a maioria dos recrutadores fornece requisitos de trabalho detalhados.
  • Quantifique as suas competências: Ao utilizar palavras de ação descreve poderosamente as suas realizações, precisa de provas tangíveis para provar as suas capacidades. Utilize números e estatísticas relevantes para destacar as suas realizações.

Que características pessoais procuram os empregadores?

  • Excelente comunicação: Ser um retalhista implica falar com os clientes ao longo do dia. Por conseguinte, é necessário ser um excelente comunicador através de múltiplos canais.
  • Atenção aos detalhes: É necessário ficar atento aos expositores de produtos, mantendo as prateleiras em stock e assegurando o bom funcionamento da loja.
  • Resolução de problemas: Os problemas surgem frequentemente com os clientes, e deve ser um especialista em lidar com conflitos e encontrar soluções rapidamente.

Que outras informações são importantes de serem mencionadas em empregos no setor retalhista?

Quando estiver à procura de emprego, certifique-se sempre de que o seu CV contém palavras-chave relacionadas com o emprego a que se candidata. Por exemplo, se procura uma posição para serviço ao cliente, inclua palavras e competências relevantes para a posição de serviço ao cliente. Os recrutadores, que utilizam software de recrutamento, geralmente filtram os candidatos com base na seleção de palavras-chave. Como tal, se não incluir palavras-chave, o seu currículo pode não chegar ao responsável pelo recrutamento.

O segredo para obter uma entrevista é fornecer informações adequadas ao recrutador que mostrem as suas capacidades para realizar o trabalho. No entanto, deve apresentar concisamente as suas realizações.

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