Como escrever um fantástico curriculum vitae de estudante? As melhores dicas para seres contratado!

Como qualquer recém-formado lhe dirá, assim que deixa a universidade ou faculdade, encontrará um mercado de trabalho competitivo. É por isso que é tão importante fazer um grande esforço na construção de um curriculum vitae profissional. Quer esteja à procura de um emprego a tempo parcial enquanto estuda ou qo seu primeiro emprego na indústria para a qual tem trabalhado, tornar o seu curriculum vitae apresentável e fácil de ler é essencial. Continue a ler para saberes como pode produzir o curriculum vitae perfeito para satisfazer as suas necessidades.

Crie o seu curriculum vitae

Em que difere um curriculum vitae de estudante de outros curriculum vitae?

Essencialmente, um curriculum vitae de estudante não difere muito de um curriculum vitae profissional. A grande diferença, em geral, é que não terá tanta experiência como alguém que está no mercado de trabalho há anos e anos. A pouca experiência profissional é, geralmente, um inconveniente, mas os empregadores compreendem que é pouco provável que os estudantes tenham todas as competências de que necessitam - a menos que se esteja a falar de estudantes maduros, que tenham regressado à educação já depois de terem iniciado a sua carreira. Assim sendo, o curriculum vitae de um estudante terá de reforçar os atributos positivos do indivíduo em questão, em vez de destacar a sua experiência de trabalho relevante.

Como começar a escrever um curriculum vitae enquanto estudante?

Veja um exemplo de um currículo de estudante e trabalhe a partir dele. Existem muitos modelos a escolher que irão ajudá-lo a começar. Utilizar o modelo de outra pessoa pode ser uma grande ajuda e é, certamente, melhor do que olhar para uma folha de papel em branco. Embora os curriculum vitae manuscritos sejam aceitáveis em algumas circunstâncias, de longe a maioria dos empregadores espera que um estudante o produza fazendo uso de um processador de texto que possa ser impresso numa ou duas folhas de papel A4 ou enviado por email, dependendo do processo de candidatura em questão.

O que deve colocar no seu curriculum vitae?

Comece com o seu nome e dados de contacto antes de avançar para o seu perfil pessoal e as suas qualificações educacionais, incluindo qualquer experiência de trabalho que possa ter adquirido em trabalho a tempo parcial ou em estágios de experiência profissional. Escreva frases completas, embora possa utilizar listas e pontos ocasionalmente. Pode fazê-lo, por exemplo, para listar os resultados do seu exame. Se já for diplomado e tiver feito um mestrado, lembre-se de incluir primeiro as suas informações atuais sobre o diploma, incluindo o estabelecimento de ensino superior onde o obteve. Depois, trabalhe novamente nos resultados de nível A, certificados pertinentes e outros conteúdos.

Um bom curriculum vitae deve conter pelo menos as seguintes informações:

Detalhes pessoais e de contacto

  • Nome completo
  • Local de residência
  • Número de telemóvel
  • Endereço de e-mail
  • Perfil de Linkedin (se for representativo e estiver atualizado)

Perfil pessoal

Uma introdução curta mas poderosa sobre si mesmo. Em duas ou três frases, explique quem é, quais são as suas competências, aquilo de que está à procura e as suas ambições.

Experiência de trabalho

Descreva os empregos e a experiência de trabalho que já teve. Explique brevemente as tarefas desenvolvidas, as responsabilidades e as suas conquistas. Tente focar-se nas competências transferíveis que podem ajudá-lo a ter sucesso também em outros trabalhos.

Educação e qualificações

Coloque o seu grau académico mais recente primeiro. Se for relevante para o emprego ao qual se está a candidatar, inclua detalhes sobre o seu curso, como competências específicas que possa ter ganho, projetos que integrou ou outros papéis e conquistas específicos.

Como lidar com uma experiência de trabalho curta ou inexistente?

Não pode criar magicamente experiência a partir do nada, por isso, utilize a sua perícia para tentar demonstrar as suas capacidades no seu curriculum vitae. As atividades como membro de clubes e grupos sociais dentro e fora da faculdade podem ser utilizadas para demonstrar as suas capacidades de organização, centradas na pessoa e na comunicação, por exemplo. Não se sinta tentado a inventar experiências de trabalho que não tenha tido. É provável que essa mentira seja descoberta muito rapidamente numa entrevista, se não tiver experiência numa área em que afirma ter. Qualquer trabalho que tenha feito, mesmo que tenha sido apenas um trabalho de férias, é relevante e demonstra a sua capacidade e vontade de trabalhar.

É claro que não quer apenas mostrar informação no seu curriculum vitae que seja relevante e, portanto, que acrescente valor. Se sentir necessidade de dar ao seu curriculum vitae mais algum 'corpo', devido à falta de experiência profissional, considere acrescentar as seguintes partes:

Atividades extracurriculares

Pertenceu a algum clube académico, governo estudantil ou escreveu para um jornal estudantil? Excelente! Estas atividades podem demonstrar tanto competências como empenho. Não as mencionar no seu currículo de licenciatura seria uma grande falha.

Interesses

Se os seus hobbies ou interesses pessoais coincidirem com o campo de trabalho ou indústria a que se candidata, isto poderá dar-lhe uma vantagem sobre outros candidatos. Tente ser específico aqui; o que lhe interessa exatamente? Existem livros, autores ou profissionais específicos que o inspiram? Quanto mais específico for, mais autênticos serão os seus interesses.

Projetos escolares

Fez um projeto no qual demonstra as competências necessárias para o trabalho a que se está a candidatar? Isso é um ótimo substituto para a experiência de trabalho! Descreva a tarefa, o seu papel específico e o resultado/resultados do projeto. Se o projeto ou pesquisa que fez ganhou alguma visibilidade, certifique-se de incluir uma ligação.

Boas notas

Alcançou notas acima da média? Isto poderá dar-lhe uma vantagem sobre outros candidatos licenciados/estudantes. A chave aqui é a apresentação; talvez queira concentrar-se nas disciplinas mais relevantes para o setor de trabalho em vez de toda a sua lista de notas.

Crie o seu curriculum vitae

Como pode fazer com que o seu curriculum vitae de estudante se destaque

Sejamos realistas; a sua falta de experiência profissional pode ser considerada como um inconveniente pelo seu potencial empregador. Por conseguinte, terá de se destacar noutras áreas, tais como o seu curriculum vitae. A chave aqui é adaptar o seu curriculum vitae à descrição do emprego. Na descrição do emprego, os empregadores dão muitas pistas sobre o que procuram num candidato. Utilize esta informação para seu melhor proveito! Certifique-se de que, ao fazerem a análise ao curriculum vitae, as competências necessárias podem ser facilmente encontradas.

Se está a candidatar-se a um emprego numa indústria criativa, então pode ir mais longe fazendo uso de cores, de gráficos e de imagens. No entanto, a maioria dos trabalhos de pós-graduação exigem que se mantenha um formato convencional, o que torna difícil fazer com que o seu curriculum vitae se destaque dos concorrentes. Alternativamente, pode utilizar letras maiúsculas para os cabeçalhos das secções, o que faz com que um curriculum vitae pareça mais dinâmico. Ao listar atributos chave que o tornam contratável entre outros atributos mais genéricos, o uso criterioso de itálico ou texto a negrito também pode fazer a diferença. A chave aqui é não exagerar a formatação ou o seu curriculum vitae de estudante pode acabar por parecer um pouco infantil.

As dicas que se seguem também podem tornar-se úteis para fazer com que o seu curriculum vitae se destaque dos demais:

Tente garantir a harmonização das diferentes partes do seu curriculum vitae e da carta de apresentação

Para que esta se tornem uma história coerente e consistente para os recrutadores. Por exemplo, se está a candidatar-se a um emprego fortemente orientado para o comércio, não ajuda mencionar a sua ambição de se tornar um ambientalista de renome mundial.

Afirmar que tem competências é uma coisa, demonstrá-las é outra

Se existem determinadas competências importantes para um determinado cargo, não afirme apenas que as tem, mas tente especificar onde as aprendeu. Assim, se reivindicar fortes capacidades de organização, tente encontrar exemplos onde demonstrou essa capacidade. Para além da experiência profissional de trabalho, isto poderia ser exemplificado também com exemplos como a organização de um evento para um clube desportivo ou associação de estudantes.

Foco nas conquistas

Não importa se a sua conquista foi ter obtido notas acima da média em certas disciplinas ou projetos na universidade, ou ter-se superado no seu emprego paralelo, isto é algo em que os empregadores estão interessados em saber. Correu uma maratona ou subiu uma montanha? Excelente forma de compensar a falta de experiência de trabalho!

Porque deve personalizar o seu curriculum vitae para cada candidatura?

Todos os trabalhos são diferentes. Todos os empregadores têm também diferentes identidades, imagens de marca e formas de trabalho. Se não adaptar o seu curriculum vitae a estes requisitos, a verdade é que ainda pode conseguir aquela entrevista tão importante, mas, ao adaptar o seu curriculum vitae aqui e ali, tem uma melhor hipótese de ser chamado para este momento. No entanto, não precisa de reescrever completamente o seu curriculum vitae de cada vez que se candidata a um emprego. Apenas precisa de fazer algumas alterações subtis, que podem fazer toda a diferença. Por exemplo, imagine que queria obter trabalho no setor da investigação clínica. Ao listar as suas qualificações escolares, coloque o seu resultado de biologia em primeiro lugar se o empregador em questão fizer investigação médica. De igual modo, deve listar os seus resultados linguísticos no topo, se a instituição de caridade em questão trabalhar no estrangeiro, o que pode exigir tais competências. Mesmo que pense que estes detalhes não farão diferença, tem de ter em mente que alguns curriculum vitae de estudantes são muito semelhantes aos demais. Apenas um pequeno retoque pode dar-lhe o que falta para ter uma pequena vantagem sobre os seus concorrentes e para ser colocado na lista de pré-seleção para uma entrevista. Outra dica útil é reordenar a redação do seu perfil pessoal para que qualquer informação nele contida que seja mais relevante para o empregador em questão apareça mais acima.

Crie o seu curriculum vitae

Quais são os melhores formatos e estruturas para um curriculum vitae de estudante?

Algumas candidaturas de emprego especificarão o formato em que querem receber os curriculum vitae. Isto geralmente acontece porque o processo é acompanhado por um formulário de candidatura e os empregadores envolvidos não querem duplicar a informação, o que irá atrasar os seus processos de seleção. Em circunstâncias nas quais não tenha sido definida qualquer estrutura predefinida, então é melhor manter um formato testado e comprovado. Utilizar uma letra clara e legível que pareça profissional. O Comic Sans é algo a evitar, mas Times New Roman, Arial e Verdana funcionam todos bem. Usar um tamanho de letra ligeiramente maior para o seu nome e detalhes de contacto - afinal, o curriculum vitae é sobre si. Utilize também os subtítulos para as diferentes secções do seu curriculum vitae. Certifique-se de que faz bom uso das quebras de linha para que a informação no seu curriculum vitae seja organizada de forma a poder ser digitalizada rapidamente. Lembre-se de que os empregadores veem centenas de curriculum vitae de estudantes esperançosos, por vezes todos os dias, pelo que o seu só será lido em detalhe se tiver passado a primeira leitura superficial. Tenha em mente que o seu curriculum vitae não deve ser demasiado longo. Quão longo deve ser um curriculum vitae não é uma ciência exata, pois dependerá de outras informações fornecidas numa carta de apresentação ou de um formulário de candidatura. Dito isto, se estiver a escrever mais do que os dois lados do A4, então o seu curriculum vitae é extenso demais e precisa de o rever e sintetizar.

Artigos relacionados

Mais de 112.872 utilizadores já criaram o seu CV

Com o CV maker, pode criar de forma rápida e fácil um CV profissional e distinto, em 15 minutos.

Crie o seu CV

Irá ter 65% mais probabilidade de obter emprego