Guia para fazer um currículo de empregado de bar

É uma pessoa extrovertida e sociável, que adora um ambiente de trabalho acelerado? Tem carisma e talento natural para a comunicação? Ou talvez sinta uma verdadeira paixão por entreter os outros e servir bebidas? Se é o seu caso, pode considerar uma carreira como empregado de bar no setor da hotelaria!

Neste guia, vamos abordar tudo o que precisa de saber sobre como elaborar o melhor curriculum vitae e entrar no competitivo mercado de trabalho. Se já trabalhou em atendimento ao cliente ou acabou de sair da faculdade, vamos mostrar-lhe como se apresentar aos recrutadores, seja qual for a sua formação profissional. Iremos conduzi-lo através de um processo simples de elaboração de CV de empregado de bar e ajudá-lo a aumentar a possibilidade de ser chamado para uma entrevista.

O trabalho de bar implica muito mais do que apenas servir bebidas. O serviço de bar é uma ocupação concorrida e em alta, que pode valorizar qualquer CV. Nesta posição, irá passar a maior parte do tempo a desenvolver competências sociais e a interagir com novos clientes. É uma função multifacetada, em que não falta o que fazer. Trabalhar como empregado de bar é algo que muitos consideram atrativo, por ser uma oportunidade divertida, mas desafiadora de adquirir competências transversais e de se desenvolver profissionalmente. Se tem experiência no setor da hotelaria, no atendimento ao cliente ou se acabou de se licenciar, o trabalho como empregado de bar pode ser uma base vantajosa para a sua futura carreira.

Os empregados de bar não se limitam a servir bebidas: CV de empregado de bar

Aqui estão algumas das principais competências necessárias para o trabalho de bar, que iremos incorporar no exemplo de CV abaixo.

  • Competências sociais: interagir com clientes e colegas.
  • Mixologia: como misturar e servir bebidas.
  • Hotelaria: conhecimento sobre o setor hoteleiro.
  • Comunicação e competências interpessoais: interagir e lidar com diferentes clientes.
  • Trabalho em equipa: trabalhar com colegas para atingir os objetivos da empresa e concluir tarefas.
  • Resolução de problemas: priorizar a satisfação do cliente nas queixas/reclamações.
  • Gestão de tempo: realizar várias tarefas em simultâneo e terminá-las a tempo.
  • Movimentação de dinheiro: lidar com transações financeiras, cartões de crédito e com as contas dos clientes.
  • Organização: manter a zona do bar arrumada, organizada e limpa.

Se já está familiarizado com algumas destas competências, já tem uma boa margem de avanço! Se não estiver, incluímos mais informações sobre a secção de competências necessárias para o seu curriculum vitae de trabalho de bar. Desenvolvemos este ponto mais à frente no artigo.

Quer fazer um CV de empregado de bar, mas não sabe como começar? É a primeira vez que se candidata a esta função ou tem pouca experiência de trabalho e precisa de ajuda? Nesse caso, leia as nossas dicas para ficar com algumas ideias. Incluímos abaixo um exemplo de CV de empregado de bar para se inspirar a criar o seu.

Exemplo de CV de Empregado de bar

Se está ansioso por começar o seu primeiro CV de empregado de bar ou se quer reformular e melhorar o CV atual para um cargo de supervisor de bar ou de chefia - nós podemos ajudá-lo. Os nossos modelos profissionais adaptam-se a qualquer ocupação e ajudam-no a escolher o melhor design para o seu curriculum vitae e a se destacar da multidão.

Pode ver abaixo o nosso exemplo de CV de trabalho de bar para a candidata Olívia, de Amarante. Ela terminou o curso há pouco tempo e tem pouca experiência de trabalho pago.

Exemplo de CV – Empregado/a de Bar

Faça download deste exemplo de CV de Empregado de Bar - Olívia Cruz - Licenciada no Estoril, conta com experiência de trabalho como empregada de bar. Fez uma licenciatura em gestão turística e hoteleira e uma master class sobre cocktails. A Olívia tem competências relevantes e interesses relacionados com o trabalho de bar e procura um novo cargo como empregada de bar num estabelecimento profissional.

Crie o seu curriculum vitae

Mapeamento do processo: escrever um bom CV de empregado de bar

Se quer escrever um bom curriculum vitae, deve ser cuidadoso e conciso. Por isso, pense muito bem sobre as suas experiências profissionais e pessoais e liste todas as informações relevantes. Planeie cuidadosamente o que vai adicionar a cada secção do CV e certifique-se de que o seu resumo, experiência de trabalho e competências estão relacionados com o cargo a que pretende candidatar-se.

Leia atentamente o anúncio de emprego, pesquise, aprofunde os seus conhecimentos do setor e adapte o seu curriculum vitae ao cargo. É importante que seja o mais detalhado e específico possível. Mostre ao recrutador que é a escolha perfeita e o candidato ideal para a função.

Preparar um CV geral é uma forma produtiva de guardar e consultar toda a sua experiência profissional. O modelo geral de CV diferencia-se do seu CV de empregado de bar (carreira), por incluir todas as suas informações pessoais e profissionais. Não deve utilizar o CV geral para se candidatar, mas como documento de referência a atualizar regularmente. Quando estiver a preparar o seu CV de trabalho de bar, procure no curriculum vitae geral experiências de trabalho relevantes ou informações adicionais que deem destaque à sua candidatura. Pergunte-se se tens alguma competência ou experiência de trabalho que seja adequada à função.

CV geral

O CV geral representa o seu histórico de trabalho ao longo da vida. Deve ser regularmente atualizado assim que terminar uma experiência relevante para o seu desenvolvimento profissional. Estão incluídos o emprego, experiências de voluntariado, certificados, cursos e outras conquistas.

Deve encarar o seu curriculum vitae geral como uma compilação de tudo o que fez ao longo da vida. Não deixe nada de fora. É aconselhável fazer cópias de todas as qualificações e certificados relevantes que acumulou ao longo dos anos. Pode usar esses documentos como comprovativos e utilizá-los numa fase posterior da candidatura. Guarde todas estas informações no mesmo ficheiro para que possa encontrá-las facilmente, se os recrutadores pedirem.

Comparativamente, o curriculum vitae de carreira é algo que deve usar para se candidatar a empregos específicos, como é o caso de um emprego como empregado de bar. Este CV pode ser adaptado a qualquer setor ou cargo. Ao se candidatar à função de empregado de bar, pode simplesmente adicionar informações relevantes do CV geral. Elaborar o CV profissional perfeito levará assim menos tempo, uma vez que já tem todas as informações necessárias guardadas num documento. Parece fácil, certo?

O seu CV geral deve:

  • Conter informações concisas e simples, num tipo de letra que facilite a leitura.
  • Ser bem apresentado, organizado e estruturado de um modo profissional.
  • Ter um fundo branco com um tipo de letra simples, a preto.
  • Não conter erros ortográficos nem gramaticais.
  • Apresentar informações factuais, que possa comprovar.
  • Incluir o seu histórico de trabalho, competências, educação, certificados e cursos.
  • Incluir competências técnicas e pessoais.
  • Incluir uma lista completa dos cargos que ocupou, com as responsabilidades e competências detalhadas para cada um.
  • Incluir as datas e a duração de tudo o que fez.
  • Indicar referências relacionadas com cada emprego.
  • Apresentar o seu cargo mais recente ou atual no início do currículo e o primeiro no fim.
  • Listar as suas habilitações e formações, da mais recente à mais antiga, na mesma ordem cronológica inversa.

Exemplo de estrutura para o seu CV geral

PERÍODO DE TRABALHO - CARGO - EMPRESA

  • Responsibilidades
  • Resultados

PERÍODO DE ESTUDO - DIPLOMA - INSTITUIÇÃO

  • Estudos (grau ou menções honrosas, se aplicável)
  • Escolaridade obrigatória, quantas disciplinas (ano), incluindo matemática e português
  • Outras conquistas

A importância de um CV geral

Pode estar a perguntar-se se vale mesmo a pena fazer um currículo geral detalhado. A resposta é: sim, vale a pena fazer esse esforço. No início, estes currículos podem ser demorados e trabalhosos, mas, uma vez feitos, não terá de repetir o processo! O único trabalho que tem é atualizá-lo a cada seis meses. Os CVs gerais são documentos valiosos, porque o ajudam a criar o CV profissional perfeito em metade do tempo. Não se esqueça de o completar todos os anos ou quando mudar de emprego, para que as informações continuem atualizadas.

Encare o seu CV geral como qualquer outro documento profissional. Isto significa que deve revê-lo e corrigir possíveis erros ortográficos ou gramaticais. Se copiar as informações incorretas do modelo geral para o seu curriculum vitae profissional, causará má impressão no recrutador, sendo menos provável que consiga o emprego. Verifique sempre as suas candidaturas com todo o cuidado para não correr riscos.

Componentes de um bom CV de empregado de bar

Como deixar uma excelente impressão com um CV específico para o cargo? Vamos ajudá-lo neste tópico e indicar-lhe as informações e detalhes a incluir. Também iremos destacar alguns erros comuns a evitar. Pode seguir com facilidade as nossas instruções para criar o seu próprio CV ou escolher um dos nossos modelos especializados abaixo e reformular o seu perfil de trabalho em poucos minutos.

O primeiro passo para elaborar o seu curriculum vitae de empregado de bar é saber que secções incluir. O seu CV deve conter os seguintes elementos:

  • Dados pessoais

  • Resumo do perfil

  • Experiência de trabalho

  • Área de especialização ou competências

  • Secção de educação

  • Secções adicionais (opcionais)

    • Passatempos ou interesses
    • Referências
    • Idiomas

Seguindo esta estrutura, terá de abordar as necessidades do seu possível empregador, num tom condizente com o estilo da empresa. Tal como procura saber mais sobre os seus clientes antes de tentar vender-lhes algo, também deve pesquisar a empresa e direcionar o seu discurso para o responsável pelas contratações ou possível patrão. Isto tem a dupla finalidade de responder às perguntas: "Vai ajustar-se à nossa cultura?" e "O que pode fazer para aumentar as minhas vendas?"

Dados pessoais

Deve incluir as seguintes informações:

  • Nome completo
  • Número de telemóvel
  • Endereço de e-mail
  • Tipo de carta de condução (se tiver)

Ligações para sites: Pode adicionar ligações para sites onde tenha outros perfis profissionais, como a sua página do LinkedIn. Dependendo do tipo de trabalho a que se está a candidatar, pode ser apropriado incluír um URL para um portefólio de trabalho, para mostrar aquilo que já fez. Os sites são opcionais - lembre-se só de adicionar o que for mais relevante para o cargo e que valorize a sua candidatura. No caso de um empregado de bar, este elemento poderá não se aplicar tanto.

Fotos: Se estiver no Reino Unido, não é aconselhável adicionar uma foto, logótipos ou um autorretrato ao curriculum vitae, porque não são permitidos nesse país.

Experiência de trabalho

Exponha a sua experiência de trabalho por ordem cronológica inversa, da mais recente à mais antiga. Se já tiver experiência noutras funções, deve mencionar as competências transversais que desenvolveu e que sejam relevantes para o cargo de empregado de bar. Cada cargo deve ter um título, o nome da organização em que trabalhou, a data do emprego (use o termo "presente" se ainda estiver a trabalhar lá) e as responsabilidades/deveres que melhor descrevem o seu trabalho, por tópicos.

Tente realçar o que a experiência de trabalho o proporcionou, em vez das responsabilidades que tinha. Demonstre o que aprendeu e alcançou, em vez de se limitar a descrever o que fazia, incluindo dados e números, se for caso disso. Por exemplo: "A nossa equipa contribuiu para um aumento de 10% nas receitas de vendas em 2022’.

Crie o seu curriculum vitae

Dicas para a experiência de trabalho num CV de empregado de bar:

  • Se pretender mudar de carreira e tiver pouca experiência de trabalho, coloque em destaque as competências transversais. Pense em como as suas experiências pessoais e profissionais podem aplicar-se ao cargo.
  • Use verbos de ação no início de cada tópico para mostrar que fez algo que demonstra a sua competência para a função, como "chefiei", "lidei" ou "prestei".
  • Escreva 4-5 tópicos para explicar o que o cargo implicava e como o desempenhou com sucesso.
  • Siga uma ordem cronológica inversa para formatar o seu CV.

Pouca a nenhuma experiência de trabalho - Ainda não trabalhou em nenhum bar? Não há problema

No exemplo de CV de empregado de bar, a Olívia era uma recém-licenciada que tinha pouca ou nenhuma experiência de trabalho. Ela compensou a sua experiência limitada de trabalho remunerado tirando cursos e obtendo certificados no setor da hotelaria. Também fez voluntariado para adquirir competências transversais e adicionou outras atividades para evidenciar a sua competência para o cargo.

Os candidatos a uma posição de empregado de bar com pouca ou nenhuma experiência têm a mesma oportunidade de conseguirem o emprego, se souberem se promover. Não se esqueça de que os empregadores consideram a sua candidatura mesmo que não tenha experiência e que pode valorizar o seu CV de muitas outras formas. Experimente o seguinte:

Voluntariado

O trabalho não remunerado pode ajudá-lo a adquirir experiência de vendas e de atendimento ao cliente. Pode desenvolver competências transversais como competências de comunicação, sociais, de trabalho em equipa, de caixa e gestão de tempo, relevantes para as suas responsabilidades como empregado de bar.

Cursos e certificados

É novo neste setor e tem uma experiência de trabalho limitada? Nesse caso, opte por tirar um curso ou por obter um certificado que desenvolva os seus conhecimentos, competências e experiência. Pondere frequentar a Escola de Hotelaria ou em tirar um curso de preparação de bebidas.

Preparação para a entrevista

Sente-se nervoso antes da entrevista? As entrevistas de emprego podem ser desafiadoras, sobretudo se for introvertido. Podem ser especialmente stressantes para os candidatos com pouca experiência ou que estão a ser entrevistados pela primeira vez. Tente descontrair antes do grande dia, seja você mesmo e expresse uma atitude entusiasta e positiva.

Antes da entrevista, tente causar uma boa impressão e treine a sua estratégia. Dependendo do cargo, alguns recrutadores podem chamá-lo para uma fase de pré-seleção antes da entrevista face a face, por isso prepare-se para uma entrevista telefónica, se necessário!

Durante a entrevista

É ainda melhor se puder mostrar algum conhecimento sobre o serviço de bar ou explicar como preparar alguns dos seus cocktails preferidos. Deve mostrar que dedicou tempo e esforço a conhecer o setor. Use o anúncio de emprego como "cábula" para saber exatamente aquilo que a empresa procura e o que envolve a função.

Mesmo com pouca experiência, se o seu CV ilustrar uma personalidade divertida e carismática, com uma atitude positiva, irá destacar-se da concorrência. Seja simpático e mostre paixão pela área. Outra ideia é candidatar-se como empregado de mesa ou ajudante de bar e tentar ser promovido a empregado de bar.

Educação e habilitações

Para ser considerado para a função de empregado de bar, não precisa de ter um curso superior. Isto significa que o ensino secundário costuma ser suficiente para poder trabalhar como empregado de bar. Também é mais provável que a sua candidatura se destaque se tiver frequentado uma escola de serviço de bar ou concluído cursos e certificados relevantes.

Requisitos e recomendações para a formação de um empregado de bar:

  • Ensino secundário ou boas notas (ou equivalente): a matemática e o português do ensino secundário podem ser úteis para a função de empregado de bar. Não precisa de enumerar todas as disciplinas que frequentou, bastando indicar aquelas em que fui aprovado.
  • Cursos: não há cursos específicos que tenha de tirar para ser empregado de bar, mas os certificados e cursos profissionais podem valorizar muito o seu curriculum vitae de empregado de bar. Pode pensar em tirar um curso de formação profissional em hotelaria e restauração, que dará um certificado técnico além da escolaridade obrigatória. Outra opção é frequentar uma escola de serviço de bar para enriquecer o seu curriculum vitae e se destacar da concorrência.
  • Universidade (licenciaturas, mestrados ou doutoramentos): se tiver um curso superior, pode mencioná-lo no currículo, mas isso não é necessário para o trabalho de empregado de bar.

Se tiver pouca ou nenhuma experiência ou mais educação e habilitações, considere inserir a secção de Educação antes da Experiência de trabalho no CV de empregado de bar.

Áreas de especialização ou competências

É essencial adicionar uma secção de competências ao seu CV. Alguns candidatos podem optar por criar um CV baseado em competências se tiverem pouca experiência, se forem recém-licenciados ou tiverem estado desempregados durante algum tempo.

Os melhores empregados de bar usam um misto de competências pessoais e de competências técnicas para desempenharem as suas tarefas. O seu curriculum vitae de empregado de bar deve dar a mesma ênfase às "soft skills" (competências pessoais) e às "hard skills" (profissionais).

Competências técnicas ou profissionais de um empregado de bar

  • Atendimento ao cliente
  • Conhecimento do setor da restauração
  • Mixologia
  • Movimentação de dinheiro
  • Receber pedidos
  • Verificar identificações
  • Reabastecer stock
  • Conhecimento de bebidas alcoólicas e não alcoólicas
  • Conhecimento dos regulamentos de bebidas alcoólicas

Competências pessoais ou transversais

Exemplos de competências pessoais são: "capacidade de escuta, gestão de tempo e trabalho em equipa", que são transferíveis e podem ser obtidas através de experiências da vida pessoal e social. Deve incluí-las principalmente no seu resumo de perfil. Só se não tiver muitos conhecimentos técnicos ou se a vaga de empregado de bar pedir especificamente mais competências pessoais deverá adicioná-las numa secção à parte.

Lembre-se de ler o anúncio de emprego para ver que tipo de competências a empresa procura. Damos alguns exemplos de competências pessoais e profissionais que pode incluir no CV de empregado de bar:

  • Trabalho em equipa
  • Gestão de tempo
  • Capacidade de escuta
  • Trabalho em equipa
  • Paciência
  • Competências de comunicação
  • Atitude positiva
  • Resolução de problemas
  • Capacidade de adaptação
  • Capacidade de liderança

Perfil pessoal ou resumo do perfil

O perfil pessoal é a base de um bom CV. É a primeira secção a chamar a atenção do recrutador, por isso deve ser persuasivo e original. O resumo do seu perfil deve ser pessoal e único, para poder destacar-se. Descreva-se em termos breves, mas fortes e considere o título do anúncio quando escrever o perfil, mencionando todas as conquistas, qualidades, ambições, objetivos e competências relevantes. Um resumo de perfil ideal deve ser preciso, informativo e relevante. Esta declaração é uma secção em evolução contínua, que deve refletir as suas metas de carreira e ser diferente para cada cargo a que se candidata. Pode optar por utilizar o mesmo tipo de informações na sua carta de apresentação e reunir detalhes relevantes para a vaga a que se candidata.

A linguagem e o estilo do seu perfil pessoal demonstrarão a experiência e a preparação que tem para o cargo. Mesmo que não tenha muita experiência de trabalho, não o diga no resumo. Evidencie antes as competências transversais que tem e como a paixão pelos seus interesses pessoais é relevante para a função. Lembre-se de descrever as competências pessoais que tem. Desenvolveremos este ponto mais à frente.

Exemplo de perfil pessoal para um CV de trabalho de bar

Para ficar com uma ideia clara do que os recrutadores esperam, incluímos três resumos pessoais tirados de exemplos de CV de empregado de bar, para candidatos de nível principiante (sem experiência), intermédio (com experiência) e de especialista (gerente/supervisor). Preste atenção às expressões que usam e como cada candidato realça as suas competências e a sua experiência de um modo diferente.

Exemplo de resumo de perfil de um CV de gerente de bar (especialista)

Supervisor de bar experiente e profissional, com mais de cinco anos de experiência de trabalho em bares noturnos e pubs locais, com mais de 500 participantes em eventos. Conheço mais de 50 receitas de cocktails e sou apaixonado por preparar bebidas de alta qualidade e por prestar um serviço de excelência ao cliente. Levei a minha equipa a ultrapassar as metas de vendas em 10%, no período de 2019-2022, e aumentei os lucros em 5% em 2021. Estou motivado a perseguir a minha ambição de me tornar gerente de bar.

Exemplo de resumo de perfil de um CV de empregado de bar (com experiência)

Estudante universitário em tempo parcial, com dois anos de experiência como empregado de restaurante e de bar num pub local, com 70 convidados por noite. Apto para o atendimento ao cliente, a realização de várias tarefas em simultâneo e a gestão de tempo. Sinto entusiasmo por preparar cocktails e pôr em prática os meus conhecimentos de serviço de bar. Estou motivado a desenvolver os meus conhecimentos sobre o setor da restauração e as competências interpessoais para me tornar um empregado de bar versátil.

Exemplo de resumo de perfil de um CV de ajudante de bar (sem experiência)

Licenciado confiante, extrovertido e sociável, com um ano de experiência no atendimento ao cliente e boas competências de comunicação, gestão de tempo e no serviço de caixa. Tenho conhecimentos sobre a preparação de cocktails e tirei um curso de Hotelaria e Restauração de Nível 1, em 2019. Estou motivado a perseguir o objetivo de me tornar empregado de bar no seu estabelecimento e desenvolver as minhas competências de serviço de bar.

Crie o seu curriculum vitae

Secções adicionais

O objetivo do seu curriculum vitae é convencer o recrutador de que é o melhor candidato. Por isso, deve ser criativo nestas secções e pensar no que o torna empregável e único. Os recrutadores recebem centenas de CV por anúncio de emprego, por isso o trabalho deles pode ser monótono e moroso. Tire-lhes essa carga dos ombros e aumente a possibilidade de conseguir uma entrevista diferenciando o seu CV. Adicione um feito fora do comum ou um interesse que capte a atenção. Certifique-se apenas de que qualquer secção adicional que inclua tem valor e demonstra a sua idoneidade para o cargo.

As secções a adicionar são totalmente opcionais. É o único que pode decidir intuitivamente as informações a incluir e se se aplicam ao seu potencial cargo.

Idiomas

Fala mais de um idioma? Se sim, está com sorte, porque esta é uma forma de se destacar e de fazer com que o seu curriculum vitae seja notado! Adicione uma secção de idiomas ao seu CV de empregado de bar para impressionar os recrutadores e mostrar as suas competências multilingues.

Em muitos setores, terá de interagir frequentemente com colegas ou clientes que falam outro idioma. Trabalhar num ambiente multilingue pode contribuir para o seu crescimento pessoal e profissional, dando-lhe uma maior capacidade de escuta, resolução de problemas e competências de relacionamento interpessoal.

Antes de adicionar os idiomas que fala ao CV, faça um teste para avaliar a sua proficiência e inclua nesta secção o resultado.

Explicamos melhor como adicionar as suas competências linguísticas ao CV no nosso blogue.

Passatempos e interesses

Adicionar passatempos e interesses especiais ao seu curriculum vitae fará com que a sua candidatura se destaque no competitivo mercado de trabalho. Se tem uma experiência de trabalho limitada, recomendamos-lhe vivamente que adicione passatempos e interesses relevantes. Esta secção deve valorizar o seu CV e demonstrar a sua qualificação e competência para a função. Seja criativo e pense fora da caixa!

Méritos

Pode estar a pensar: "Como adiciono méritos ao meu curriculum vitae de empregado de bar?" Se tiver pouca experiência nesta campo, pode adicionar o seu último êxito ou mencionar que era um dos melhores alunos do curso na faculdade. Estes exemplos mostram ao recrutador que tem disciplina e motivação para atingir objetivos.

Dicas e truques finais

Mencionamos neste guia que o objetivo final de um curriculum vitae é evidenciar as suas competências e mostrar o seu potencial. Um CV excecional deverá convencer o recrutador a oferecer-lhe emprego. Agora, que leu atentamente o guia, está preparado para elaborar um excelente CV de empregado de bar. Deve ter confiança para começar a candidatar-se à posição de empregado de bar e dar início à sua carreira na área da restauração! Abordámos o que escrever e como criar um CV profissional com os nossos modelos.

Dicas resumidas

  • Reveja cuidadosamente o seu CV e verifique se tem erros.
  • Escreva uma carta de apresentação persuasiva para acompanhar o CV.
  • Use os nossos modelos e deixe-nos tratar do design e da formatação em poucos passos!
  • Utilize palavras-chave no CV e na entrevista.
  • Pesquise os requisitos do cargo e a empresa.
  • Use o anúncio de emprego como "cábula".
  • Escreva um CV geral detalhado e atualize-o manualmente ou quando mudar de emprego.
  • Escreva um resumo pessoal otimista e que ofereça soluções.
  • Mencione factos e números para evidenciar os seus méritos e competências.
  • Inclua passatempos, interesses e conquistas para se destacar, se tiver uma experiência de trabalho limitada.
  • Utilize uma linguagem concisa, simples e breve.
  • Se falar vários idiomas, não deixe de o referir no CV!

O que fazer ao enviar a candidatura de emprego

  • Envie o seu CV e carta de apresentação em formato PDF.
  • Não envie outros documentos, a não ser que peçam.
  • Verifique se os seus dados de contacto estão corretos e se são fáceis de encontrar.
  • Não inclua referências no CV.

Não desanime se no início as suas candidaturas forem ignoradas. É normal ser-se rejeitado no processo de candidatura ao emprego, que pode ser desafiador e assustador para alguns candidatos, especialmente se ainda não estiverem familiarizados com ele. No entanto, se dedicou o tempo necessário à elaboração de um bom curriculum vitae, tem maior probabilidade de ser contratado. Não desista!

Entretanto, se tiver dificuldade em encontrar trabalho remunerado, aproveite para ganhar experiência com o voluntariado, tirando um curso, obtendo um certificado ou trabalhando para algo que valorize o seu CV profissional.

Se tem pouco tempo e precisa de um curriculum vitae profissional urgente, que esteja pronto em minutos, podemos ajudá-lo a acelerar o processo. Os nossos modelos de CVs profissionais são bem estruturados e devidamente formatados, para que não tenha de se preocupar com os retoques finais. Com os nossos modelos prontos, nunca foi tão fácil fazer um CV, poupar tempo e aborrecimentos.

Perguntas frequentes

Tem mais dúvidas sobre como escrever um CV fora de série? Leia abaixo as nossas FAQ para empregados de bar.

Devo incluir referências no CV?

Não é obrigatório incluir referências no seu CV. Os recrutadores raramente pedem referências na entrevista inicial. No entanto, se conseguir o emprego, o empregador pode pedi-las. Consulte o nosso guia para obter mais ajuda sobre referências.

Quantas páginas deve ter o CV de empregado de bar?

Idealmente, o CV deve ter 1-2 páginas. É melhor se conseguir condensar toda a informação numa só página, embora não seja essencial. Para evitar que o CV fique confuso e demasiado extenso, reveja-o e edite-o quando terminar, removendo as informações desnecessárias.

Devo criar um CV especializado ou geral?

Em todas as candidaturas, deve adaptar sempre o CV ao cargo pretendido. Personalize o resumo do seu perfil e a carta de apresentação, de modo a corresponderem aos requisitos da empresa contratante. Reformule as suas competências, interesses e experiência de trabalho, para que sejam relevantes para o cargo. Adicione experiência de trabalho ou outras informações ao CV geral e atualize-o regularmente.

Que tamanho de letra devo usar no CV?

Ao escrever o seu CV, escolha o tamanho 10-12, porque é fácil de ler.

Onde posso encontrar bons modelos de CV de empregado de bar?

Temos uma grande diversidade de modelos no nosso site. Pode encontrar designs diferentes, próprios para todas as profissões. No exemplo de CV de empregado de bar incluído neste guia, aplicámos o design Harvard, mas há vários outros designs criativos à escolha.

Não quero escrever o meu CV para serviço de bar nem a carta de apresentação. Há algum serviço que possa contratar? Sim, no CV Maker oferecemos também serviços de elaboração de CV. Criamos em poucos dias um CV profissional e à medida para o emprego que pretende. É um processo fácil, simples e eficiente.

Quanto ganha um empregado de bar em Portugal?

Segundo os dados mais recentes de 2022, o salário de um empregado de bar em Portugal anda à volta de 7,69€ por hora, o que equivale a 15 000€ anuais.

Onde posso encontrar anúncios de empregado de bar em Portugal?

Estes são os sites de emprego mais conhecidos em Portugal:

Posso conseguir emprego como empregado de bar se tiver más notas?

Ter más notas não é o fim do mundo. O mais importante é o seu caráter e as suas competências!

Crie o seu curriculum vitae

Artigos relacionados

Mais de 112.872 utilizadores já criaram o seu CV

Com o CV maker, pode criar de forma rápida e fácil um CV profissional e distinto, em 15 minutos.

Crie o seu CV

Irá ter 65% mais probabilidade de obter emprego